Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Pelotas será palco da 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Evento acontece de 12 a 15 de maio

Foto: Divulgação/MTG

Pela primeira vez, o município de Pelotas, no sul do Estado, realiza o maior evento campeiro do Rio Grande do Sul. Promovida pelo MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, com realização da 26ª Região Tradicionalista e produção cultural da AG Entretenimento, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul - Fecars reúne, entre os dias 12 e 15 de maio, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas em diversas categorias, nas modalidades de prova de rédeas, tiro de laço, prova de chasque, gineteada e vaca parada. Participam das provas campeiras os tradicionalistas classificados nas etapas anteriores em suas regiões de origem. O evento ocorre na Associação Rural de Pelotas e o acesso ao parque será popular, ao custo de R$ 10,00.

A Fecars tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, bem como divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e promover o intercâmbio por meio das lidas campeiras, integrando os participantes das diversas Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. O evento também tem como objetivo valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região.

No entanto, o que chama a atenção para a 32ª FECARS é a diversificação das atividades. De maneira inédita, a programação do evento se estende além das provas campeiras. Os promotores entendem que, depois de mais de dois anos de eventos suspensos em função da pandemia da COVID-19, a Festa Campeira precisa ser inclusiva, democrática e plural, por isso decidiram agregar atrações para todos os públicos com um Espaço Cultural.

Com financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin, o Espaço Cultural, destinado às manifestações artísticas e culturais da FECARS, será palco para as apresentações de atrações locais e de grandes nomes da música regional. Serão 16 apresentações e entre os espetáculos confirmados estão shows com Joca Martins, Grupo Rodeio, Cristiano Quevedo, Lincon Ramos, grupo Alma Gaudéria, Elmo de Freitas, Luiza Barbosa, Capitão Faustino, além de artistas convidados como César Oliveira e Rogério Melo.

Outro diferencial é a realização de oficinas de dança, com Rinaldo Souto, oficina de artesanato, com Camilo Pereira, 1º Seminário de Inclusão Social, 21º Seminário de Cultura Campeira e Mostra Gastronômica. O Espaço Cultural e todas as suas atrações são abertas ao público em geral e têm entrada franca. A programação completa está disponível no site do MTG.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais