Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Gentil inicia processo de adesão ao Sisbi

por Ana Lúcia Jacomini

No Rio Grande do Sul apenas 13 municípios possuem a certificação

Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Gentil está iniciando o processo de adesão ao SISBI - POA Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). O sistema padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e asegurança alimentar.

Atualmente o município de Gentil possui estruturado o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), que permite às agroindústrias comercializarem seus produtos apenas no território municipal. Recentemente, esteve no município, a convite, a médica veterinária Solange Durigon – Fiscal Federal Agropecuário, para realizar auditoria e constatar a situação atual do serviço de inspeção de produtos de origem animal, além de auxiliar na organização do plano de trabalho e dos documentos que devem ser apresentados para obtenção da equivalência ao SISBI/POA.

O município conta hoje com uma fábrica de embutidos e um abatedouro de bovinos, inspecionados através do SIM, locais que receberam a visita da fiscal federal. Conforme o Prefeito Vanderlei Ramos do Amaral, as plantas visitadas foram avaliadas unicamente como indicadoras da eficácia do serviço de inspeção municipal. A equivalência e consequente adesão ao SISBI-POA passa por uma série de auditorias, que avaliam a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a segurança dos produtos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais