Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pardais voltam a operar nas rodovias estaduais do RS a partir desta sexta

por Ana Lúcia Jacomini

Confira onde tem equipamentos na região

Foto: Divulgação/DAER

A segurança na malha rodoviária estadual será reforçada a partir desta sexta-feira (9/10), com a reativação de controladores de velocidade em 12 estradas gaúchas. Conhecidos como pardais, os dispositivos irão monitorar 93 faixas de tráfego. Além desses aparelhos, foram implantadas 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que irão auxiliar no rastreamento de veículos roubados.

Para isso estão sendo investidos R$ 5,8 milhões na manutenção e operação dos equipamentos, que serão realizadas pelas empresas Perkons e Fiscaltech, vencedoras do pregão eletrônico. Os contratos têm validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período, e são fiscalizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes.

O dirigente explica que o diferencial dos contratos são os dispositivos leitores de placas, também chamados de OCRs (sigla em inglês para "optical character recognition"). Eles cruzam os dados dos veículos com as informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Na região, pardais serão reativados na ERS-135 entre Passo Fundo e Erechim, ERS-324  entre Passo Fundo e Nova Prata, RSC-153  entre Passo Fundo e Tio Hugo. Na região também terá câmeras de monitoramento na ERS-135 entre Passo Fundo e Erechim e na ERS-324  entre Passo Fundo e Nova Prata.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais