Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

‘Estufa geodésica’ é novidade no Centro do Idoso de Marau

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Domo formado por 110 triângulos deve funcionar como espaço terapêutico

Uma nova estrutura está sendo instalada no pátio atrás do Centro de Convivência do Idoso Maria Brancher Rigo, localizado no Bairro Jardim do Sol de Marau. Referenciada como ‘estufa geodésica’, ela é uma espécie de domo formado por 110 triângulos de madeira, com três tamanhos diferentes, cobertos por uma lona translúcida. 

Apesar da aparência quase extraterrestre, estruturas como essa que está sendo construída em Marau datam de 1926. A primeira delas teria sido construída em Jena, cidade localizada na região central da Alemanha, pelo engenheiro Walther Bauersfeld. 

O agrônomo Henrique Guidini explica que quem passar pela rua pode achar o modelo diferente, porque esse tipo de estrutura não é muito comum na nossa região. “Vão se encaixando, um triângulo no outro, e forma esse domo geodésico, que seria (para as pessoas entenderem) uma estrutura tipo uma meia bola, um pouco mais de uma meia bola de futebol”, explica. O formato se assemelha ao de uma lupa, permitindo que a cúpula capte uma grande quantidade de radiação solar. 

Sócio-proprietário da empresa responsável pela instalação, a Equilíbrio Verde, Henrique afirma que é possível trabalhar com diferentes tipos de culturas no interior do domo. Flores, legumes e hortaliças são alguns dos exemplos. 

“Pode também ser um centro terapêutico”, ele comenta. “Aqui, como é para os idosos, tu podes, de repente, colocar uns bancos ali dentro e as pessoas podem sentar.”


Para ouvir a entrevista com Henrique Guidini, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais