Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Meteorologista explica o veranico de julho e confirma as tendências para este inverno

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Cerejeiras da área urbana de Marau já estão floridas
Foto: Reprodução/Jean Scortegagna/Especial Tua Rádio Alvorada

De volta a programação da Tua Rádio Alvorada, a meteorologista Catia Valente passa a ser a responsável pelos boletins do clima na grade da emissora, a partir desta semana. Na entrevista de retorno, concedida ao Programa Conectado, ela explicou os motivos da formação de neve ainda no mês de maio e deste veranico de julho, vivenciado na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a profissional, o Oceano Pacífico está mais quente – o que também justifica as grandes quantidades de chuva de junho.

Curiosamente, explica Catia, nestes dias são verificadas características climatológicas distintas no Rio Grande do Sul: a Metade Norte com sol e calor e a Metade Sul com chuva e frio. Conforme a meteorologista, neste momento, o Rio Grande do Sul está na área de divisa entre duas massas de ar com características diferentes, ou seja, é a fronteira entre o ar mais frio dos pólos e o ar mais quente do centro do país.

E o frio, confirma ela, em breve retorna para toda a região sul, dando os tons do inverno gaúcho que, neste ano, vai se mostrar favorável ao plantio de trigo e de outras culturas da época. Ocorre que o Fenômeno La Ninã voltou, o que favorece os picos de frio mais curtos e secos, porém mais estendidos - até meados de setembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais