Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Autoridades esclarecem dúvidas levantadas após Resolução do Contran ser divulgada

por Ana Lúcia Jacomini

Entrevista coletiva aconteceu na sala de videomonitoramento da BM

A cúpula da segurança de Marau se reuniu na manhã desta terça-feira, 07/07, para esclarecer dúvidas quanto a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que torna legal a autuação de infrações flagradas pelas câmeras de videomonitoramento.

O primeiro a falar foi o Capitão Géfferson Rodrigues, comandante da Brigada Militar, que reconheceu o fato de algumas pessoas terem recebido a informação de forma distorcida. Ele reforçou que a atuação dos policiais não terá objetivo arrecadatório. "Eventualmente, se alguém for multado, será aquele que comete infração. Quem dirige normalmente, obedecendo as normas de trânsito, não tem motivo para se preocupar."

A titular da Secretaria de Segurança, Trânsito e Meio Ambiente, Flávia Bernardi, afirmou que o Projeto Olho Vivo vêm sendo usado para a prevenção e a investigação, mas, que ter segurança no trânsito também é primordial. "Não significa que vai ter alguém atrás do vídeo com um bloco e uma caneta na mão, aplicando multa. Não é o prefeito nem a secretária que multam. É a Brigada Militar e eles não podem se omitir ao ver uma irregularidade até porque a ferramenta está aqui."

Na opinião do Delegado de Polícia Civil, Beto Rodrigues, que também participou da entrevista coletiva, "a ordem no trânsito está inerente à segurança da cidade". Segundo ele, é preciso entender o videomonitoramento como uma extensão do olhar da polícia. "Me questiono o porque do alvoroço das pessoas. Se no lugar de cada câmera estivesse um policial, as pessoas não reclamariam tanto, mas eles fariam a mesma função. Se as pessoas clamam por segurança e por ordem, a educação no trânsito deve vir junto".

A resolução do Contran garante que a autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderá autuar condutores e veículos que venham a cometer infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta. O município de Marau vai fazer, nos próximos 30 dias, uma série de ações visando a educação no trânsito e o reforço das regras asseguradas no Código de Trânsito Brasileiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais