Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em Marau, 2.231 pessoas votaram no Plebisul

por Camila Agostini

Um percentual de 99,6% da população marauense manifestou-se favorável à separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do país

Foto: Giordana Pezzini / Folha Regional

Realizado no sábado, 01/10, em toda a região sul do país, o Plebisul promoveu um levantamento para conhecer a opinião da população sobre a seguinte pergunta: “você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente”? A ação tem caráter consultivo e mobilizou um total de 616.917 eleitores com 16 anos ou mais. Deste total, 95,74% optaram pelo sim (590.664) e 04,26% optaram pelo não (26.253).

Em Marau, 2.231 pessoas participaram da votação. Deste total, 99,6% optou pelo sim.

Resultado por estado:


Rio Grande do Sul:

Sim 97,21%    Não 2,79%


Santa Catarina:

Sim: 94,63%    Não: 5,37 %
 

Paraná:

Sim: 88,82%    Não: 11,18%

“Nós estamos muito feliz. Colocamos nossa proposta à prova e mais de meio milhão de sulistas manifestaram o seu desejo.  Assim, damos um retumbante recado a Brasília. Se eles souberem entender o que nós dissemos, certamente, o Sul não será mais o mesmo, porque damos um grito uníssono, os três estados, juntos, de que não aceitamos mais ser colônia de Brasília. Queremos a liberdade, o autogoverno. Queremos ser os donos do próprio destino”, disse Celso Deucher, coordenador Geral da CCO -  Comissão Central Organizadora do Plebisul. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o coordenador falou sobre os próximos passos do movimento depois da votação - ouça no player de áudio. 

O Plebisul é uma realização do movimento O Sul é o meu país, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem como propósito alcançar a emancipação política e administrativa dos três estados da região Sul do Brasil, de forma pacífica e democrática, para a construção de uma nação soberana. O movimento separatista 'O Sul é meu País' surgiu em 1992, em Lages (SC).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais