Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Teste psicológico como forma de redução e prevenção aos acidentes de trânsito

por Taliane Radaelli

Neste ano a campanha Maio Amarelo fala sobre respeito e responsabilidade

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Um levantamento feito pelo 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo, divulgado no mês de abril, apresentou uma redução de 27,6% no número de acidentes com mortes nas rodovias estaduais. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2021 e apresentam números bem otimistas.  É por mais notícias como esta que os órgãos de segurança e trânsito buscam ao lançar mais uma campanha Maio Amarelo.

Como explica Kely Cristina Brocco, psicóloga de trânsito, neste ano, a campanha traz o lema “Respeito e Responsabilidade", como uma forma de pensar nas próprias atitudes e nas consequências dela, para nós mesmos e também para toda a sociedade. É por isso que a psicologia está inserida nos processos de  habilitação, a avaliação psicológica vai determinar se uma pessoa tem ou não condições de dirigir. 

Esta avaliação, aponta Kely, é feita através de entrevistas, coleta de dados e testes. Para ser aprovado, o futuro motorista tem que apresentar um bom nível de atenção, boa memória visual e traços de personalidade que não o atrapalhem na hora de dirigir. O número de pessoas não aprovadas no teste é baixo, porém existe. Junto a avaliação de “inaptidão temporária" vem uma série de orientações, em alguns casos, há o encaminhamento da pessoa a outros profissionais para que haja um trabalho de avaliação mais profunda e também de superação desta dificuldade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais