Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Marau decretará situação de emergência devido as inundações

por Ana Lúcia Jacomini

O decreto deverá ser publicado até esta quarta-feira, 06/09

Desde a sexta-feira, 01/09, o acumulado de chuvas ultrapassou a marca de 400mm, causando problemas em diversas áreas do município. Na manhã desta terça-feira, 05/09, o prefeito de Marau, Iura Kurtz, em conjunto com autoridades locais, entidades e a Defesa Civil, decidiu pela decretação de situação de emergência em decorrência das inundações. O decreto deverá ser publicado até esta quarta-feira, 06/09.

Os bairros mais afetados incluem Santa Isabel, Loteamento Fachini, Constante Fuga e Loteamento Dalberto, além da Comunidade da Gruta do Rio Marau, no meiro rural. As chuvas intensas resultaram na submersão de pontes vitais, incluindo a do Centro Social Urbano, de Santo Antônio dos Trichês, Rodeio dos Tibola, Carrascal e Cesteada, tornando inacessíveis várias partes do município e prejudicando o deslocamento dos residentes.

Cerca de 50 famílias foram afetadas pelas enchentes, sofrendo com a perda de seus pertences. Além disso, as autoridades tomaram a decisão de suspender as aulas nas escolas municipais em virtude das condições adversas causadas pelas inundações. Em reunião, a qual a Tua Rádio Alvorada pode acompanhar, prefeito destacou a urgência da situação e a necessidade de recursos adicionais para lidar com os danos causados pelas chuvas.

Ele enfatizou o apoio das equipes de resgate, voluntários e demais serviços públicos no auxílio às famílias afetadas e na busca por soluções para a crise. "Estamos trabalhando incansavelmente para fornecer todo o suporte necessário às famílias que foram impactadas por essa situação devastadora. As inundações têm causado danos significativos em nosso município, e estamos declarando situação de emergência para que possamos garantir recursos adicionais e coordenar eficazmente os esforços de ajuda", afirmou.

A coordenadora da Defesa Civil de Marau, Naura Bordignon, explicou que “a declaração de situação de emergência pelo prefeito às inundações é uma medida sensata e necessária diante das condições no município. Acumulados de chuvas tão intensos, atingindo 400mm, têm o potencial de causar sérios problemas, incluindo inundações, danos à infraestrutura, riscos à segurança da população e interrupções nas atividades cotidianas”.

Neste momento, as autoridades locais estão mobilizando esforços para avaliar concluir a avaliação dos danos, prestar assistência às famílias afetadas e planejar a recuperação das áreas inundadas. O Decreto de Situação de Emergência possibilitará ao município adotar medidas de resposta às demandas comunitárias com maior celeridade, agindo de forma ágil para atender às necessidades imediatas da população afetada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais