Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Defesa Civil monitora a Barragem Capingui III que chegou a subir 1,4m do nível normal

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player desta matéria

Comunidade de São Caetano, que já apresentava alagamentos, era um dos pontos de maior atenção assim como Sede Independência Taquari
Foto: Especial/Ouvinte Tua Rádio Alvorada

Ainda na noite desta segunda-feira, 04/09, a Defesa Civil de Marau recebeu comunicado da CEEE Geração de alerta de cheia na Barragem Capingui III, localizada na Comunidade de Sede Independência Taquari. Com uma chuva incessante, por volta das 18h, o nível do reservatório estava quase um metro e meio acima do normal e a situação demandava atenção.

Como medida preventiva, os moradores próximos da barragem, especialmente nas comunidades de São Caetano e Taquari, foram alertados para a possibilidade de intervenções que priorizassem a vida da população. Pelo menos duas famílias, com residências mais próximas ao rio, chegaram a ser comunicadas para saírem de casa.

Como a chuva deu uma trégua nestas últimas horas, parte da água já teve vazão e, por volta das 9h da manhã desta terça-feira, 05/09, o nível já havia baixado para um metro acima do nível normal. A situação ainda requer atenção e monitoramento, segundo Naura Bordignon, que coordena a Defesa Civil de Marau, especialmente porque há previsão de novas precipitações.

A ponte de São Caetano chegou a ser bloqueada como prevenção. Defesa Civil Regional também acompanha a situação, embora essa barragem seja a menor do Complexo Capinguí. Nesta manhã acontece uma vistoria no local e nova nota deve ser emitida nas próximas horas. “Felizmente não aconteceu nada, mas é melhor todo mundo estar ciente e precavido do que o contrario”, afirma Naura. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais