Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Marau substitui lombadas físicas por eletrônicas

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Secretário de Cidade, Segurança e Trânsito fala sobre projeto que monta redutores de velocidade no município

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O município de Marau deve substituir lombadas físicas por lombadas eletrônicas em algumas das ruas da cidade. Novidade chega após fechamento de convênio entre Prefeitura e Governo do Estado e busca do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) para acordo com relação à emissão de multas. A informação foi divulgada pelo secretário responsável pela pasta de Cidade, Segurança e Trânsito, Vilmo Zanchin, em entrevista à Tua Rádio Alvorada. O lançamento deve ser realizado durante a programação de aniversário do município, que segue até o dia 10/03.

Segundo Vilmo, a Secretaria está se dirigindo para as últimas definições dos locais onde serão realizadas as instalações. “Previamente, tínhamos programado para ser na [Avenida] João Posser, na [Avenida] Bento Gonçalves e na saída para Vila Maria, onde tem alguns pontos específicos”, explica, esclarecendo que a divisão está “na fase de contratação da empresa, de ver bem em qual local será instalado esse sistema e, progressivamente, vamos fazendo a substituição”.

A mudança deve ocorrer a médio e longo prazo e busca educar quem trafega pelas ruas de Marau. “Não adianta você somente controlar, você tem que educar e muitos comentam que você acaba controlando a população mexendo no bolso.”

Segundo o secretário, estamos acompanhando uma série de obras no município. Ele traz como exemplo a construção de um passeio público na subida para o Hospital Cristo Redentor (HCR) e em frente à Associação Marauense de Integração Social (AMIS). Também ocorreu a retomada dos trabalhos na subida da Avenida João Posser, em que a empresa responsável desistiu da obra e foi contratada uma nova, que reiniciou o processo e deve entregá-la nos próximos dias. “O transtorno é provisório e o benefício é permanente”, destaca.

Vilmo também anunciou que a Prefeitura irá iniciar a revitalização de mais duas quadras da Avenida Júlio Borella. A primeira das obras deve iniciar no mês de março, no trecho entre o cruzamento com a Rua Darvin Marosin e a esquina com a Rua Alberto Borella. A previsão é de seis meses de duração. Em junho, o poder público ainda deve iniciar o asfaltamento e colocação de passeio no trecho da Avenida entre a Rótula Sul e o Trevo Sul.

Corredores 

Entre os eventos envolvendo a Secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito previstos para ocorrer durante a programação de aniversário do município, há o Projeto Corredores. Segundo Vilmo, as obras são uma forma de uma pessoa que sai do bairro Colinas Nova Marau ou do bairro Bem Viver chegar ao Centro com maior rapidez e segurança. “Enfim, fazer essa ligação, por fora da nossa Perimetral, do Trevo Norte, que é o que tem acumulado muitos veículos nos horários de pico.”

O secretário conta que a Rua Marcos Girardi, parte do caminho do programa, passou por algumas adequações, assim como a Rua Giusepe Girardi”. “São algumas alterações da questão de tubulação, porque, na segunda quinzena de fevereiro, retornam as máquinas para o município de Marau e vão executar o resto do Projeto Corredores”, afirma.

O itinerário do programa inicia na Avenida Alexandre Santin, passa pela Rua Francisco Ballardin, segue pela R. Jorge Matheus Rigo, sobe na R. Marcos Girardi, desce na R. Chile, chega na R. Giusepe Girardi, contorna a Rua B por trás da Gruta e cai na R. Paraná com a R. Padres Capuchinhos. A entrega do Corredores está prevista para o dia 03/03.


Para ouvir a entrevista com Vilmo Perin Zanchin, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais