Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prefeito de Montauri fala sobre o município estar entre os melhores no índice da Firjan

Baixar Áudio por Liliana Trentini

O índice FIRJAN avalia a capacidade de emprego, renda, saúde, educação e principalmente dados da gestão fiscal

O município de Montauri ficou em destaque no índice da Firjan de Desenvolvimento Municipal. Foram avaliadas, neste estudo específico, as contas de 5.337 municípios brasileiros, que declararam as informações até a data limite prevista em lei e estavam com os dados consistentes.

Entre os dez municípios em destaque do Rio Grande do Sul, Montauri está em nono lugar. No ranking de 100 municípios do Brasil, a cidade está na 74ª posição. O índice Firjan avalia a capacidade de emprego, renda, saúde, educação e principalmente dados da gestão fiscal. Os resultados são com base dados fiscais oficiais de 2018.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o prefeito de Montauri, Jairo Roque Roso, comentou que essa colocação do município, no índice da Firjan, não é mérito apenas do prefeito, ou do vice-prefeito, mas sim de um grupo todo que trabalha na administração. “É um grupo sério e também é mérito sim do nosso município poder falar de tantas coisas importantes e das ações que desenvolvemos durante todo o ano”, ressaltou o prefeito.

PEC dos Municípios

Sobre a PEC - Proposta de Emenda Constitucional que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total, o prefeito Jairo Roque deu exemplo de como acontece em outros países. Por exemplo, na França há, aproximadamente, 36 mil municípios, a Alemanha tem 11 mil municípios e a Espanha tem 8 mil. “Não dá para entender a ideia do Governo de excluir os municípios, principalmente os pequenos onde tudo acontece”, destacou Jairo. Segundo ele, a PEC apenas levantou um aspecto que foi a econômica e deixou de avaliar o aspecto social dos municípios. Ainda conforme o prefeito, se a PEC for aprovada e o município voltar a ser distrito seria regredir 100 anos de história. Além disso, ele comenta que teria de haver um estudo para saber se os municípios poderiam aceitar a integração das cidades pequenas.

Ouça entrevista com o prefeito Jairo Roque Roso no player de áudio.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais