Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Gentil divulga quem são os recenseadores que atuarão no trabalho de coleta de dados para o IBGE

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo é oferecer segurança para a população e para o trabalho do Censo

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Como forma de trazer mais segurança à população evitando possíveis golpes, a Prefeitura de Ventil divulgou oficialmente quem são as recenseadoras que estarão coletando dados para o censo elaborado pelo IBGE. Milena Pereira e Soelanir Marques irão visitar as residências para registrar os dados dos moradores e fazer perguntas a partir de um questionário importante para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros.

Elas estarão identificadas com um uniforme específico composto por colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também será possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181. É importante que todos contribuam com o trabalho das recenseadoras e as recebam em suas residências e respondam aos questionários.

O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas. Todas as informações coletadas são sigilosas.

Os dados não são cruzados com nenhum órgão como a Receita Federal, por exemplo. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, o CPF do morador e o e-mail, sem caráter obrigatório. A fase de visita em domicílio se encerra no dia 31 de outubro. Os resultados desta edição serão conhecidos em 2023, porém a contagem populacional deve ser divulgada até o final deste ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais