Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Grande volume de chuvas registrado nos meses de maio e junho pode prejudicar culturas de inverno

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

O ano de 2020 tem se mostrado intenso em relação às condições climáticas no Rio Grande do Sul. Nos primeiros meses a estiagem trouxe diversos prejuízos o que levou, inclusive, alguns municípios da região a considerar o racionamento de água como uma alternativa de contornar a situação. Para falar sobre um setor diretamente afetado pelas condições climáticas, a agricultura, a Tua Rádio Alvorada conversou com o chefe da Emater de Marau, Elder Dal Prá, que nos fala sobre uma nova preocupação, o volume e intensidade de chuvas nos meses de maio e junho. 

De acordo com Elder, a média de chuvas para estes meses é de aproximadamente 120 e 125 milímetros, o que não ocorreu neste ano. O mês maio registrou 165 milímetros e junho atingiu 220 milímetros. A incidência de chuvas acima da média, comenta ele, pode acarretar na perda de nutrientes e solos. Para amenizar essas perdas, Elder fala sobre alguns cuidados que podem ser tomados, utilizar plantas de cobertura, não deixando o solo descoberto, cuidados com questões físicas do solo e rotação de cultura. Práticas que segundo ele, devem ser permanentes, mas que podem ser de grande ajuda neste período. 

Para o mês de julho a expectativa  é de chuvas dentro da média prevista para o mês, comenta Elder, com tendência de diminuição a partir deste período. A entrevista completa com Elder Dal Prá está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais