Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Voluntários oferecem oficinas de língua portuguesa aos imigrantes que residem em Marau

por Taliane Radaelli

Serviço de Atendimento e Orientação aos Imigrantes, está sendo projetado para dar maior assistência aos estrangeiros

Foto: Divulgação

Imagine se você saísse hoje do seu país e tivesse que construir uma nova vida, em um lugar onde você não conhece as pessoas, os costumes e nem a língua utilizada para comunicação. Essa é a realidade de muitos brasileiros que vivem fora do país, mas também, de muitos imigrantes que chegam ao Brasil na busca de melhores condições de vida. Como explica Kenia Censi, voluntária do programa que oferece oficinas de português aos imigrantes que residem em Marau, a comunicação é essencial para que as necessidades básicas como, alimentação, busca por emprego e moradia sejam alcançadas.

As aulas de lingua portuguesa são realizadas há cerca de cinco anos através do trabalho voluntário, realizado por pessoas como a Kenia, que é formada em serviço social, mas que revisa os conteúdos do tempo de escola para passar a forma certa de escrever e falar o português. Segundo ela, foi necessária uma pausa nas aulas, devido às medidas protetivas a Covid - 19. Em 2021, o projeto voltou a funcionar e os voluntários já planejam os próximos passos para a integração social destas pessoas, através do SAOI - Serviço de Atendimento e Orientação aos Imigrantes, que deve oferecer oficinas de geração de trabalho e renda, rodas de conversa e atendimento psicossocial, além de orientação sobre os direitos do cidadão, como acesso à educação, saúde e assistência social.

O conhecimento da língua portuguesa é uma necessidade básica que está, aos poucos, sendo entregue aos imigrantes, porém, ainda há muito o que se alcançar, explica Kenia. “O mais importante, para além das oficinas que a gente quer ofertar, é o acolhimento destas pessoas, para elas se sentirem parte daqui. A gente sabe que existe preconceito, que existe todo um conjunto de fatores que deixam eles sozinhos e isso pode acarretar em diversos problemas, inclusive na saúde mental”, acrescenta ela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais