Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Morre Frei Raul Suzin, aos 88 anos

por Ana Lúcia Jacomini

Ele será sepultado no Memorial dos Capuchinhos em Caxias do Sul

Foto: Roberta Bassani Federizzi

Frei Raul Suzin faleceu nesta segunda-feira, 02/05, às 16h, na Casa de Saúde São Frei Pio, Caxias do Sul, em decorrência de parada cardiorrespiratória. Será velado a partir das 5h de terça, 03/05, na Capela São Frei Pio, anexo ao Convento Imaculada Conceição, em Caxias do Sul. Às 9hs será trasladado para a Igreja Matriz Imaculada Conceição, onde, às 15hs haverá missa de despedida presidida pelo Vigário Provincial, Frei Evaldo Valdir de Freitas. Após, o sepultamento será no Memorial dos Capuchinhos, junto à Casa São Frei Pio.

Frei Raul tinha 88 anos, 69 de vida religiosa e 62 de ordenação sacerdotal. Filho de André Fabro Suzin e Dosolina Mondadori Suzin, nasceu em Bom Jesus, RS. Ingressou no Seminário de Veranópolis em 1945. Fez o noviciado no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Flores da Cunha, RS, em 1952, onde aconteceu a profissão dos votos religiosos, no dia 25 de janeiro de 1953. Foi ordenado presbítero no dia 06 de março de 1960, por Dom Augusto Petró, na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus, RS. Atuou como docente, no Seminário de Vila Flores, em 1966 e em Veranópolis, de 1964 a 1968.

Durante o ano de 1971, fixou residência no Rio de Janeiro, onde realizou o Curso de Formação Franciscana, retornando, em 1972 à Veranópolis, para continuar exercendo a docência no mesmo Seminário. Em 1973, mudou-se para Vila Flores, e assumiu por 12 anos a animação vocacional da Província. Durante o ano de 1986 foi designado à Barra - Bahia, como vigário paroquial da Catedral. No ano seguinte, Frei Raul retornou à Vila Flores como vice-diretor do Seminário e orientador vocacional.

Em 1991, retorna à Bahia, desta vez para exercer a função de vigário paroquial, na Paróquia São Francisco das Chagas, Barra, BA, lá permanecendo até o ano de 1996 quando, então, é designado administrador da Diocese da Barra. Nos dois anos seguintes (1998/1999), atua na equipe das missões populares da Província do RS. A partir do ano 2000, passa a residir em Caxias do Sul, onde auxilia na divulgação do Correio Riograndense e da Associação Antoniana, além do guardianato da Fraternidade Santa Fé. Na cidade de Ipê, durante os anos 2006 a 2009, entre as funções de guardião, mestre e vigário paroquial, dedicou-se à assessoria das Irmãs Clarissas Capuchinhas, de Flores da Cunha.

Em 2010, fixou residência em Marau, exercendo a atividade de assistência à OFS, pastoral paroquial e também como vice-mestre, quando, a partir de 2018, para intensificar os cuidados à saúde, passou a residir na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul, RS. Frei Raul era um frade muito bem quisto e colecionou homenagens por onde passou. Em 1997 recebeu o título de Cidadão Barrense, da Barra, BA; em 2013, Cidadão honorário de Ipê, RS; em 1998, outra homenagem: Posto de Saúde Raul Suzin, Barra, BA.

Autor de inúmeros livros, Frei Raul foi um animador vocacional genuíno: amava e rezava continuamente pelas vocações, marcou o itinerário do discernimento vocacional de inúmeros frades. Seu jeito dócil, terno e profundamente franciscano entusiasmava e encantava a todos. Permanecerá vivo no coração de seus familiares, confrades e amigos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais