Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Junta Militar convoca reservistas para Exercício de Apresentação

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Prazo de realização do exercício abre nesta quarta, 01/12, e vai até janeiro de 2022. Mas há algumas particularidades.

Foto: (João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada)

A Junta Militar de Marau divulgou nesta terça-feira, 30/11, as datas de realização do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Apresentação pode ser realizada de forma online, através do site www.exarnet.eb.mil.br, entre os dias 01/12/2021 e 31/01/2022, ou em uma organização militar (Junta Militar ou quartel) de 09/12 a 16/12.

O EXAR deve ser executado pelos reservistas, jovens que serviram ao Exército Brasileiro por um ano e deram baixa. Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar de Marau, Luciano Armiliatto, após essa liberação, ainda é necessário apresentar o Documento de Reservista para ser carimbado por mais cinco anos. “Até porque, cinco anos após, o exército ainda pode chamar em caso de alguma eventualidade”, explica.

Luciano também explica que se o reservista tiver algum carimbo de apresentações anteriores em atraso, ele não conseguir fazer o EXAR via internet. Nesse caso, é necessário “procurar a Junta Militar, porque ele precisa pagar uma ‘taxinha’ simbólica para fazer a apresentação desse documento”. As multas podem ser pagas por PIX ou em depósito no Banco do Brasil

Particularidades

Segundo Luciano, a quinta e última apresentação não pode ser feita online. “Obrigatoriamente, ela tem que ser feita ou no exército que o cidadão serviu, no quartel, ou aqui na Junta Militar”, comenta sobre o processo feito por jovens com cerca de 23 anos. 

Quem perdeu o Documento de Reservista também tem de se dirigir até a Junta de Serviço Militar. O secretário explica que é necessário abrir um processo, em que o reservista deve apresentar um boletim de ocorrência da perda dos documentos. “Demora um pouco mais, mas o cidadão vai ter a segunda via dos documentos em mão.” 

 

Para ouvir a entrevista com Luciano Armiliatto, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais