Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vinhos de Ciríaco e David Canabarro foram os premiados na Mostra Regional de vinhos Artesanais

por Ana Lúcia Jacomini

Evento aconteceu na sexta-feira, 28/08, em Santo Antônio do Palma

Resgatar a cultura e o histórico do vinho artesanal, melhorar a qualidade dos vinhos produzidos, incentivar a produção de uva e a elaboração de vinhos, melhorar o processo de vinificação são alguns dos objetivos da Mostra Regional de Vinhos Artesanais. A décima primeira edição, realizada na sexta-feira (28/08), em Santo Antônio do Palma, contou com a participação de produtores de 11 municípios e a avaliação de 33 amostras de vinhos.

A Mostra é um evento itinerante e, neste ano, o palco foi o salão paroquial de Santo Antônio do Palma. Na parte da manhã, foi realizado um curso de degustação de vinhos. À tarde, for feito o concurso e durante a noite foi realizada a premiação e o jantar. De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, a Mostra já se consolidou como evento regional. Segundo ele, o tema é de fundamental importância para região e os avanços obtidos desde a primeira mostra, tanto em envolvimento, quanto em qualidade dos vinhos produzidos e avaliados confirmam essa avaliação.

Para o produtor Delocir Buzato, de David Canabarro, que participa desde a primeira Mostra e foi premiado como 2º lugar no júri técnico e 2º lugar no júri popular, na categoria uvas americanas ou híbridas brancas e como destaque vitivinicultor em vinhos elaborados com uvas próprias, o evento vem ajudando a melhorar a qualidade dos vinhos. “O concurso dá ânimo. É um trabalho difícil e a gente vem tentando sempre melhorar a qualidade. É um cuidado contínuo, que já vem de gerações”, disse.

O produtor de Ciríaco, Roberto José Cerbaro, vencedor do 1º lugar no júri popular, categoria vinhos de uvas americanas ou híbridas e 2º lugar no júri técnico, na mesma categoria, disse que a Mostra auxilia na divulgação dos trabalhos e oportuniza a melhoria da qualidade dos vinhos.

A Mostra de Vinhos Artesanais é promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com as prefeituras municipais. Participaram os municípios de Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Vanini e Vila Maria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais