Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Marau possui 3.170 micro e pequenas empresas ativas

por Guilherme de Abreu

Comentário semanal de Rodrigo Ferneda, mestrando em administração

Foto: Divulgação

O papel das MPs tem a importância na geração de empregos, crescimento econômico, diminuição das desigualdades sociais e inovação. Uma das características essenciais dessa vocação empreendedora, é que são geridas por trabalhadores por conta própria que constitui uma empresa para satisfazer as necessidades e que promove o desenvolvimento. Este empreendedor está amparado por políticas voltadas para as MPs, que envolvem programas no apóiam ao empreendedor estilo de vida, e se justifica por diversas razões, sob efeitos macroeconômicos positivos de criação de empregos ou mesmo por efeitos microeconômicos de economia de escala.

Essas políticas de empreendedorismo fomenta empreendedores altamente inovadores que possam gerar um alto impacto no crescimento econômico movendo a economia para produtos  e serviços com maior valor agregado.  

Conforme dados de 2014, para empreender no Brasil apenas 1,5% das empresas conseguem crescer acima de 20% de forma sustentável no primeiro ciclo de vida que equivale de 1 até 4 anos. Para empreender se faz necessário a presença de fatores como regras e legislação, infraestrutura, mercado, acesso de capital, inovação, pessoas, cultura empreendedora. Mesmo com o excesso de burocracia e a carga tributária que impede muitos negócios de prosperarem, no Brasil existem 14.585.231 micro e pequenas empresas e 3.494 encerraram as atividades nos primeiros 20 dias de 2016. O município de Marau, possui 3.170 micro e pequenas empresas ativas, que apresentam uma arrecadação do Imposto Simples nacional de 4 bilhões anuais e um faturamento de total de 51 bilhões, e representam 41% dos empregos gerados no município. Destas 2 encerraram as atividades nesse ano de 2016

Outro dado pertinente é que Marau está na posição 59 dentre os municípios do Estado do RS em representatividade empreendedora, sendo que a variação de 2014 para 2015 obteve-se um acréscimo de 11%, enquanto na variação de 2015 para 2016 há uma projeção de apenas 0,71%.

Sendo assim, o papel das micro e pequenas empresas representam uma importância social e econômicas, pois, o ambiente dos pequenos negócios são constituídos com muitos menos capital e exigências, sendo que as micro e pequenas empresas geram o que a política pública o que mais deseja, emprego e renda, voltada ao desenvolvimento, pelo fato de apresentar soluções que possam enfrentar alguma recessão, e isso essas Micro e pequenas empresas precisam se preparar para participar do mercado e desenvolver o que o consumidor precisa.

 

Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais