Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

"É preciso conciliar a experiência dos pais com a iniciativa dos filhos"

por Ana Lúcia Jacomini

Ouça mais uma reportagem da Série Aqui é o Meu Lugar no player de áudio

Prefeito Jairo e seus quatro filhos Vinícius, Otávio, Tiago e Jonatas
Foto: ALJacomini

O Aqui é o Meu Lugar desta semana contou a história de quatro jovens que apostam na agricultura e na pecuária como fonte de renda e como opção de trabalho. Os irmãos Jonatas, Tiago, Otávio e Vinícius, filhos do prefeito de Montauri, Jairo Roque Roso, são exemplos do quanto o meio rural é prazeroso e rentável. Plantação de milho, soja, trigo, aveia e criação de suínos - do desmame para a creche até o terminador, são as atividades exercidas pela família.

Todos são técnicos agropecuários e também buscaram formação no Ensino Superior. Isso, sem deixar de lado a atividade rural. Jonatas é bacharel em Administração. Tiago é advogado. Otávio está no último semestre de Odontologia e Vinícius faz faculdade de Direito. Independente da área, todos querem seguir investindo na propriedade, que pode ser classificada como modelo de gestão.

“Se não vem de cima o incentivo, fica mais difícil acontecer a sucessão rural. É preciso conciliar a experiência dos pais com a iniciativa dos filhos”, enfatiza Tiago, ao contar sua experiência de vida. Jonatas revela que cada irmão possui suas funções na propriedade e recebe por isso. “Todo muito tem o seu salário, exceto o pai que trabalha fora. Agora, estamos pensando em separar o orçamento da lavoura do orçamento da granja, no ano que vem”, conta ele, defendendo a importância da gestão da propriedade.

“Quando tu sai de um curso acadêmico, nem sempre sai já com um espaço garantido no mercado de trabalho. Que bom se todos pudessem voltar pra casa e seguir aliando a profissão com a propriedade, como acontece com nós”, justifica Otávio, que recém ingressou na faculdade. “Aqui todo mundo se cobra, estabelecemos metas e conversamos muito”, comenta Vinícius, ao explica que a palavra do pai – embora afastado – sempre é considerada importante.

Conheça detalhes desta história clicando no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais