Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Aqui é o Meu Lugar conta a história do jovem Janquiel Zanco

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

No Distrito de Laranjeira, meio rural de Marau, visitamos a propriedade da Família Zanco. Lá, o jovem Janquiel trabalha com a produção de leite e, mais recentemente, seguindo uma sugestão dos pais, inovou e instalou uma agroindústria de produção de ovos. Na verdade, ele foi o primeiro produtor marauense a aderir ao Promaf – Programa Municipal de Agroindústria Familiar, que concede incentivos e recursos financeiros subsidiados para famílias que querem investir em agroindústrias familiares. O programa é operado pela Emater.

A decisão de fazer o investimento foi motivada por uma vontade que Janquiel tinha de voltar para o meio rural, já que há seis anos, trabalhava de carteira assinada na cidade. Formado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal no Rio Grande do Sul, Janquiel apostou na ideia dos pais em ter a produção de ovos de forma legalizada e com segurança. Com pesquisa de mercado e comercialização encaminhada, foi só colocar a mão na massa e começar. Na agroindústria, a expectativa de produção é de 300 dúzias por dia.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio e assista o vídeo desse conteúdo em nosso canal do youtube.

Neste ano, são patrocinadores do projeto Aqui é o Meu Lugar o escritório de advocacia de. José João Santin, ex-prefeito de Marau; o Posto do Décio e a Clínica Plena, ambas do município de Casca; a Associação Sindical Regional de Passo Fundo, que atua no segmento da agricultura familiar; a concessionária de energia Coprel e seu braço de geração de internet, a Triway; a Fabe Faculdade de Marau; a Clínica Pele do ramo da odontologia, também localizada em Marau; a Cooperativa Coasa, que tem unidades em municípios da região e o Moinho Marau, instalado na Comunidade de São Caetano, em Marau.

Cronograma Aqui é o Meu Lugar 2020: toda quinta-feira à noite, por volta de 20h30, é veiculado um vídeo nos canais da Tua Rádio Alvorada, com uma resenha da reportagem, da história da família e da atividade desenvolvida na propriedade rural. A reportagem completa vai ao ar nos sábados, às 8h da manhã e a reprise aos domingos, às 13h.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais