Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

“Minha família me fez ser o que sou hoje”

por Camila Agostini

Aqui é o meu Lugar conta a história do jovem Valcir Pradela

Foto: Camila Mendes / tuarádio

Na reta final da segunda temporada do projeto Aqui é o meu Lugar, o programa foi até a Comunidade Campinas, no município de Gentil. A equipe da Rádio Alvorada foi saber mais sobre a história da Família Pradela, que investe na produção de grãos e leite. Mais um exemplo de sucessão rural que tem se confirmado através do jovem empreendedor rural, Valcir Pradela. Filho único de Valdir e Vani Pradela, Valcir nasceu e se criou no campo. Ele que sempre teve amor pelas atividades no meio rural, transformou sua paixão em um negócio rentável e promissor.  Formado na Escola Técnica de Sertão, o jovem acredita que o conhecimento adquirido no período em que esteve fora da propriedade para estudar, hoje se reverte em novos olhares para o projeto familiar que há 20 anos contribui com a produção leiteira em Gentil e na região. “Decidi ficar aqui porque é o que eu gosto. Fui buscar conhecimento para investir na propriedade e estou tranquilo, porque estou me dedicando a algo que escolhi pra mim”, ressalta Valcir.

Presente na gravação do programa, Sandra Felippe, da EMATER, classifica a gestão rural como um desafio. Pensando em ampliar as ações para fomentar a gerência dos negócios no campo, o Município adere a um programa estadual que permite acompanhamento de três anos, com avaliações de ganhos e investimentos, e também na área social, ambiental e de alimentação. “A Família Pradela é uma que vai participar desta atividade, de um acompanhamento mais direto nos próximos anos”, destaca Sandra.

Na propriedade em que 20 vacas estão em lactação, produz-se aproximadamente 9,1 mil litros de leite por mês. A meta para o futuro é aumentar a produção e melhorar a genética. Para os pais do jovem, porém, a missão maior de todos é manter viva e em constante crescimento, a herança da família. “Nasci, cresci e acho que vou morrer aqui também. Eu esperava que Valcir ficasse na propriedade, pois sempre fomos nós três.  A gente acredita nele e ele acredita em nós”, diz Valdir.

Acompanhe neste sábado, 27/08, o último programa da segunda temporada do Aqui é o meu Lugar 2016. O programa vai ao ar  às 8h30 com reprise no domingos, às 13h.  O projeto é uma realização da Rádio Alvorada, com apoio dos escritórios municipais da Emater e Senar. O oferecimento é da Agropiá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, José João Santin, Construart, Agropecuária e Cereais Parceria e Sindicato Rural de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais