Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

A agropecuária e suas modificações no Município de Marau

por Guilherme de Abreu

Marau possui 4.806 habitantes na zona rural

O setor da agropecuária tem apresentado constantes modificações ao longo da última década. Beneficiadas por políticas públicas que estimulam a valorização do preço das commodities, oportunidade de exportação para a China, entre outras ações que fez o Brasil e os municípios com perfil de desenvolvimento apresentarem saldos superavitários na balança comercial.

Por meio dessas características ocorreu uma ligação de tecnologia em maquinários, insumos, fertilizantes que oportunizaram as famílias rurais a permanecer no campo, evitando assim, para o conglomerado de pessoas no perímetro urbano. Nesse sentido, este setor envolve a produção de alimentos que abastece as indústrias de transformação, como aqueles produtos apresentados diretamente na mesa do consumidor. A elevação da produtividade depende da mão de obra especializada e qualificada, na orientação técnica e manejo, o que faz desse setor uma integração com diversos atores externos que buscam além de aprimorar as técnicas, realizar uma gestão mais eficiente das unidades produtivas.

Por meio dessas características, fez Marau permanecer com 4.806 habitantes (FEE, 2015), na zona rural, distribuídos nas 1.250 propriedades rurais (IBGE, 2015). O acesso a infra-instrutora, e direitos conquistados como a previdência rural, modificaram as características rurais nas últimas décadas, criando condições para um novo rural, que envolve a diversificação de culturas, tornando a pluriatividade mais presente e que enriquece os aspectos culturais, econômicos e sociais em nosso município.

Um exemplo atual são os jovens participantes no programa criado pela emissora comunicação – Alvorada, em parceria com outros agentes, em que os quais executam com orgulho a profissão escolhida. Em termos de valor adicionado bruto, a agropecuária corresponde a 11,81% do que é produzido no município, o que apresentou um crescimento de 61,32% em uma década analisada (FEE, 2015).

Da agricultura de subsistência e a monocultura, para a diversificação e a tecnologia, sendo assim, a agropecuária tem se tornando importante setor na condução de negócios e seus produtos constituem um valor de grande impacto no giro da economia, pois com o processo de inovação fez alavancar o aumentoda produtividade, mesmo com a diminuição da mão-de-obra neste ramo.

 

Texto: Rodrigo Ferneda, mestrando em administração

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais