Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Gestão em tempo de crise: desafios e superação

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Reprodução / Internet

Exercer a função de gestor é, sem dúvida, um grande desafio, que em meio a uma crise, como a que enfrentamos hoje, se torna ainda maior. Para entender melhor o assunto, conversamos com a consultora empresarial, Márcia Cristina Rigo, que destaca a importância da inovação. “Empresas que já tem em seu DNA  a questão da cultura da inovação, eu acredito que não sofram tanto, mas, aquelas mais controladoras onde as adversidades externas não eram tão estudadas, estas, com certeza vão sofrer mais porque, na verdade, é a força da necessidade que vai te fazer mudar”, destacou a consultora. 

De acordo com Márcia, normalmente os gestores não são devidamente preparados para um momento de crise. Ela explica que as escolas e universidades trabalham com o objetivo de formar líderes, porém, não ensinam a agir em um momento como este. Agora, explica ela, já estamos em uma fase em que é possível pensar com mais clareza sobre o que fazer, é importante que cada gestor olhe para a sua empresa, para os problemas que estão sendo enfrentados e para a situação que se instalou naquele ambiente. De acordo com Márcia, todos estão enfrentando a mesma “tempestade” que é a pandemia de Covid - 19, porém, cada “navio” é atingido de uma maneira e precisa de soluções individuais.   

Outro ponto destacado por Marcia, é a união e comunicação entre lideranças e suas equipes. Os gestores não precisam fazer tudo sozinhos,  toda a equipe pode contribuir com ideias, inovações, estratégias e sugestões. A demissão deve ser considerada em último caso. Demitir pode fazer com que a empresa perca um colaborador importante para superação, neste momento, e para a continuidade dos trabalhos após a crise. Caso não haja outra alternativa, a demissão deve ser feita de forma humana e, se possível, ajudando o funcionário com cartas de recomendação e até indicação a outras empresas. 

A entrevista completa com Marcia Cristina Rigo está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais