Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conhecimento, prazer pela atividade e o respeito ao alimento

por Camila Agostini

Junior Moccelin fala aos ouvintes da Alvorada sobre o trabalho que desenvolve no meio rural de Casca

Foto: Camila Mendes / rdalvorada

Nascido e criado na comunidade Evangelista, no município de Casca, Junior Moccelin é um jovem que jamais duvidou de seu destino. Cresceu ciente do propósito de permanecer no meio rural e dar continuidade aos projetos que a família mantém em uma agroindústria de laticínios. Conhecimento, prazer pela atividade e o respeito ao alimento formam o tripé que dá sustentação ao trabalho desenvolvido por Júnior que buscou aperfeiçoamento acadêmico para empreender na propriedade onde, atualmente, são processados entre dois e cinco mil litros de leite por dia.

A empresa da família Moccelin  opera com 9 funcionários, entre eles, Junior o pai e a mãe. A matéria-prima necessária para a produção dos queijos de tipo colonial, mussarela, prato e temperado, gera renda para pelo menos 30 produtores de Casca, Serafina Corrêa e Montauri. A meta, segundo Junior, é duplicar a produção até 2017. O projeto, que tem apoio do escritório municipal da Emater/Ascar de Casca prevê a inclusão de manteiga e fatiados entre os itens fabricados na Laticínios Moccelin, o que, certamente, deve ampliar a extensão da linha de expedição da agroindústria que hoje, agrega 84 mercados cadastrados em todo o Rio Grande do Sul.

Referência estadual na produção de leite, Casca é a cidade em que Junior escolheu para morar e investir no futuro. No refeitório da empresa, a família Maccelin recebeu a equipe da Rádio Alvorada, para a gravação de mais um programa da segunda temporada do projeto Aqui é o meu lugar. No local, também estiveram Edivane Ferro e Gilson Fanton, daEmater de Casca.  Segundo Gilson, o município possui 16 agroindústrias familiares legalizadas, incluídas em Programa do governo do Estado. E é esse incentivo que Fanton acredita ser o fator que motiva sucessão rural: “Não existe jovem no campo sem renda. Mas o Junior é um exemplo de que em Casca incentiva-se a atividade agropecuária, na lavoura. E essa transformação vem se expandindo muito, sobretudo pela qualidade dentro de todos os parâmetros legais, sanitários e fiscais”. A visão empreendedora do jovem casquense e o incentivo por parte da família também garante que o meio rural de Casca não sucumba ao êxodo. É o que afirma a técnica da Meater, Edivane Ferro. “Nosso papel é auxiliar para manter essa realidade, principalmente, a questão do crédito”, acrescenta ela.

E é nesse contexto que a família Moccelin confia a seu único filho, Junior, a missão de fazer crescer a agroindústria de laticínios e reproduzir as boas práticas de gestão e operação. “Trabalhamos com o alimento, algo que ninguém vive sem. E sabemos que nossa responsabilidade é grande. Por isso, nosso trabalho segue um manual em que, diariamente, são preenchidas 112 planilhas, desde o processamento da matéria-prima, até o carregamento para a distribuição do produto’, lembra Junior. O jovem empresário rural faz do trabalho na agroindústria o seu principal foco de ação e é com orgulho e dedicação que recria as raízes dos pais para fazer do campo o seu lugar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais