Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

A gestão empresarial a serviço da sucessão rural

por Camila Agostini

Marina Cuiawa aplica na propriedade da família o que aprendeu nos bancos acadêmicos

Foto: Divulgação

Do campo para a cidade, da cidade para o campo. Foi preciso ir e voltar para Marina Cuiawa reconhecer onde ela realmente queria estar. Depois de migrar para a zona urbana, a jovem atendeu ao apelo dos pais e retornou à propriedade rural da família, em Geral Velha, comunidade de Casca. Durante seis anos, buscou conhecimentos técnicos que lhes foram proporcionados nos setores em que atuou como Jovem Aprendiz, em uma instituição financeira, e também, como integrante da equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca. Certificou-se em cursos de Gestão Empresarial e Administração. E de volta ao seu lugar de origem, empregou o que aprendeu com a segurança de quem acredita no que faz.

“Acreditem na propriedade. Acreditem na terra” diz a jovem empreendedora rural que se apropria da missão de dar continuidade ao histórico familiar com reponsabilidade e competência – ouça no player de áudio. Junto ao marido, Taciano, ela gerencia as atividades de bovinocultura na propriedade onde mantém um plantel de 110 cabeças, entre elas, 32 vacas em lactação, para uma produção diária de 800 litros de leite. Com apoio da Emater, Sindicato e Prefeitura, a família amplia a produtividade e gera renda, em mais um demonstrativo de que a sucessão rural é um caminho vitorioso para quem valoriza a terra e a riqueza que dela surge.

Mais uma história de vida, de lições e sonhos conquistados. Mais um capítulo da série Aqui é o meu Lugar. O exemplo da família Cuiawa se destaca entre outras tantas experiências relatas pela Rádio Alvorada durante as duas temporadas do projeto que materializa o papel da emissora de estar à serviço da informação, não apenas como um canal de comunicação, mas, principalmente, como um vínculo de cooperação com a comunidade onde atua. O programa Aqui é o meu Lugar vai ao ar aos sábados, às 8h30 e é reprisado aos domingos, às 13h.  O projeto é uma realização da Rádio Alvorada, com apoio dos escritórios municipais da Emater e Senar. O oferecimento é da Agropiá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, José João Santin, Construart, Agropecuária e Cereais Parceria e Sindicato Rural de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais