Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Tua Rádio apresenta nova temporada da série de reportagens sobre sucessão familiar rural

por Ana Lúcia Jacomini

Aqui é o Meu Lugar estreia no próximo sábado, 26/05

Lançamento aconteceu nesta semana
Foto: ALJacomini/TuaRádio

A Tua Rádio Alvorada apresenta, a partir do dia 26/05, a quarta edição do projeto “Aqui é o Meu Lugar”. Trata-se de uma série de reportagens que tem como objetivo, mostrar a realidade dos jovens que optaram pela atividade rural. Nos programas, eles falam de suas conquistas, das dificuldades e das metas, enquanto agentes diretos do desenvolvimento regional e do futuro da atividade agropecuária.

Neste ano, serão visitadas 16 famílias moradoras da região, que são exemplos de sucessão familiar rural. Suas histórias serão contadas em um espaço de 30 minutos, aos sábados pela manhã, sempre às 8h30, com reprise aos domingos às 13h. Além da veiculação na emissora de rádio (107.7 FM), o projeto conta com um hotsite, no endereço digital tuaradio.com.br/aquieomeulugar, onde ficam disponíveis todos os detalhes do projeto, com textos, fotos, bastidores, vídeos e o programa semanal, na íntegra.

O lançamento desta temporada aconteceu nesta semana, em uma mesa redonda que reunião a jovem Jéssica Pasa, mestra do Programa de Pós-Graduação em Administração pela IMED, com tese na linha de pesquisa nas áreas de sucessão intergeracional em empresas familiares rurais; o jovem Emílio Tibola, que participou da primeira edição do Aqui é o Meu Lugar, em 2015, e que atualmente atua como gerente da Cooperativa Coasa, na unidade de Santo Antônio do Palma e também a jovem Paula Endrigo que participou da terceira edição do Aqui é o Meu Lugar, no ano passado, administradora da Agroindústria Gosto e Sabor de Vila Maria. O bate-papo com eles está disponível no player de áudio.

Ter participado do projeto Aqui é o Meu Lugar, para Paula, foi um impulso em sua vida e seu negócio. Ela revela que desde então, passou a ver a questão da sucessão rural como algo fundamental. Passou a observar também, de forma diferenciada, as relações familiares na gestão e no dia a dia da propriedade e da agroindústria, cujo carro chefe é o fornecimento de produtos para a merdenda escolar. Paula recentemente passou a integrar a diretoria da Agrivima – Associação dos Agricultores das Agroindústrias, Produtos Coloniais e Artesanato de Vila Maria. A entidade, segundo ela, tem como objetivo incentivar o jovem a permanecer no meio rural ou ter nele o seu ambiente de trabalho. Motivar a criação de agroindústrias e o turismo rural é objetivo da associação.

Já Emílio contou que continua estudando, buscando especializações dentro de sua área de atividade. Ele está conciliando o trabalho na Coasa com a administração da propriedade, a qual divide com o irmão e a mãe. A família abriu mão de trabalhar com a produção de leite – a exemplo de muitas outras famílias gaúchas que abandonaram a atividade nos últimos anos. O foco da uidade de produção agrícola, agora é o gado de corte e a avicultura que recebeu novos investimentos, além das lavouras de grão. Emílio construiu sua casa, no meio rural, como era seu sonho, revelado no programa realizado com sua família em 2015.

Com tema que vem de encontro ao Aqui é o Meu Lugar, Jéssica Pasa apresentou alguns resultados do seu trabalho de conclusão de mestrado, que teve como objeto de estudo a sucessão familiar rural. Entre os dados está a diminuição no número de filhos gerados nas famílias. “Antes, as famílias tinham oito, dez ou até doze filhos e por isso a sucessão não era uma problemática, pois algum deles certamente iria continuar na propriedade. Agora, com um ou dois filhos, a chance de a sucessão ocorrer, é menor. A redução no número de filhos provocou uma preocupação com a sucessão familiar”, explica ela. Jéssica também fala da masculinização do meio rural e de outras realidades que podem ser acompanhadas no áudio da entrevista que está disponível no player.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais