Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Imóveis como forma de investimento: uma realidade do município de Marau

por Guilherme de Abreu

Marau ocupa a 37ª posição no estado no Índice Potencial de investimento imobiliário

Foto: PM Marau

Devido ao atual cenário da economia brasileira é necessária uma busca por alternativas vantajosas de investimentos. O segmento imobiliário apresenta-se como uma ideia interessante para aqueles que pretendem realizar negócios e/ou investimentos lucrativos para o futuro.

Com esse objetivo, o Departamento de Economia e Estatística do Secovi/RS - AGADEMI desenvolveu um estudo para o Estado do Rio Grande do Sul, identificando municípios com potencial de investimento imobiliário. De forma diferente do que habitualmente é praticado para avaliar o mercado imobiliário, onde os dados referentes às ofertas e preços (valor do metro quadrado) são as principais fontes de referência, esse estudo busca observar o mercado pela ótica da demanda para, assim, identificar oportunidades de investimento. Um dos motivos pela escolha da demanda é justificado pelo fato que a mesma determina a decisão de compra. (Secovi/RS, 2015).

O Índice Potencial de investimento imobiliário varia de 0 a 1. Marau encontra-se na 37º posição, com 0,63 (Secovi/RS, 2015).

O índice foi calculado por uso de técnicas e critérios estatísticos e analisando 15 variáveis: área da cidade; taxa de urbanização; população com faixa etária entre 20 e 49 anos; PIB; habitantes com ensino fundamental completo e médio incompleto; habitantes com ensino médio completo e superior incompleto; habitantes com ensino superior completo; empregos formais; renda per capita; domicílios na condição de próprio e quitado; domicílios na condição de déficit (alugados ou cedidos); IDH-M; renda domiciliar; migrantes de data fixa; empresas atuantes (Secovi/RS, 2015).

Os tipos de investimento significa que a cidade tem médio potencial para imóveis de alto padrão, forte potencial para imóveis de médio padrão e forte potencial para empreendimentos de baixo padrão.

De certa forma, Marau por ser uma cidade de pequeno porte, pode-se constatar que o investimento do setor imobiliário é um negócio rentável em médio e longo prazo, pois com a oferta de mão de obra industrial pelas multinacionais, crescimento do setor de serviços, e a produção do agronegócio municipal mantém aquecido o setor imobiliário, mesmo havendo uma estabilização nos preços, pela lei da oferta e demanda, o que se torna pouco óbvio uma possível bolha imobiliária ou até mesmo uma redução drástica nos preços.

Texto: Rodrigo Ferneda, mestrando em administração

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais