Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Aqui é o meu Lugar 2016 inicia na propriedade da Família Schenkel, em Carrascal

por Ana Lúcia Jacomini

Programa vai ao ar aos sábados, às 8h30, com reprise aos domingos, às 13h

Foto: Camila Mendes/Rd Alvorada

Todo mundo ocupa um lugar especial na vida de alguém. E todo mundo também carrega um lugar no coração. Para muitos, o melhor lugar é um grande centro urbano; para outros, porém, o lugar mais especial margeia estradas de chão batido, tem cheiro de mato e está onde a natureza prepondera em todas as suas formas de despertar. E este é o cenário de um dos mais inspiradores projetos da Rádio Alvorada: o “Aqui é o meu lugar”. Tamanha foi a repercussão da primeira edição, que a continuidade do trabalho iniciado em 2015 foi retomada em 2016, circundada de muita expectativa dos ouvintes, apoiadores, realizadores e, é claro, dos protagonistas das histórias que a partir deste mês de junho, voltam a emocionar a todos os que acompanham a programação da Alvorada, a Tua Rádio. A equipe da emissora percorre novos caminhos e reconhece em cada família visitada, o que motiva os jovens a permanecer no meio rural de Marau e municípios da região. Em pauta, nossa gente empreendedora, que se dedica, dia e noite, a fazer prosperar a vida no campo, seja pela produção de grãos, gado leiteiro, aves, suínos, hortigranjeiro.

A nova temporada do projeto inicia na comunidade de Carrascal, em Marau. A produção foi até a propriedade da Família Schenkel.  Depois de residir por 16 anos na área urbana de Marau, Anderson, o filho mais velho de Airton e Beatriz Schenkel, agora, mora com os pais e os três irmãos, no meio rural do município. Aos 20 anos, o jovem desperta cedo, todos os dias, para dedicar-se aos trabalhos com as 14 vacas leiteiras e culturas como batata doce, feijão e mandioca. Ao redor do fogo, em uma tarde fria deste junho de temperaturas negativas, a família recebeu a equipe da Rádio Alvorada e contou sobre o sonho de viver e se manter no campo. A agricultura, definitivamente, está no sangue dos Schenkel que hoje estão entre os cerca de 200 habitantes da localidade, fundada por volta de 1940, por imigrantes italianos e alemães.  Fiel à uma rotina rigorosa, Anderson acompanha com entusiasmo, o trabalho diário de ordenhar as vacas, duas vezes ao dia, para uma produção mensal de 5 mil litros de leite. Segundo ele, a propriedade é pequena para ampliar a produção, o que não impede o propósito de pensar em um futuro ainda mais promissor na comunidade que abriga a famosa Cascata da Pedra Grande, ponto turístico do Carrascal. 

Os Schenkel estão entre as 280 famílias de 14 comunidades do interior de Marau atendidas pelo programa de Chamada Pública para a Sustentabilidade, mantido pela Emater Ascar. De acordo com o chefe do escritório Municipal da Emater de Marau, Renato Serafini, que acompanha as gravações do Aqui é o meu Lugar, o programa dá suporte ao planejamento de ações, por meio de visitas técnico-sociais às propriedades rurais e capacitações coletivas por meio de excursões, oficinas e dias de campo. No player de áudio, ouça o primeiro programa da segunda temporada de Aqui é o meu Lugar, que foi ao ar no dia 11/06. O programa é transmitido pela Alvorada, aos sábados, 8h30, com reprise aos domingos, às 13h, e tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, Dr. José João Santin, Parceria Cereais, AgroPiá, Construart e Sindicato Rural de Marau/Farsul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais