Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Pesquisadores desenvolvem método mais rápido e eficiente para o diagnóstico do zika vírus

por Beverli Rocha

Mutirão internacional é coordenado por doutora em biologia molecular da UCS

Pesquisadores do projeto na UCS - Rosa Dea, Frank Missel e Mariana Ely
Foto: Claudia Velho/Divulgação

O Ministério da Saúde aprovou o projeto de pesquisa que propõe o desenvolvimento de um imunossensor magnético-elástico para diagnóstico de Zika vírus (ZKV) e a Universidade de Caxias do Sul passa a fazer parte do mutirão internacional convocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realização de ações voltadas para a prevenção e combate do ZKV.

O projeto é coordenado pela doutora em Biologia Molecular, Mariana Roesch Ely, que também coordena com o Dr. João Antônio Pegas Henriques, o Laboratório de Genômica, Proteômica e Reparo de DNA do Instituto de Biotecnologia. O Laboratório de Caracterização Magnética do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, coordenado pelo Dr. Frank Patrick Missell, será responsável pelo desenvolvimento dos sensores magneto-elásticos.

Mais quatro laboratórios da Universidade participam do projeto: o Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; o Laboratório de Produtos Naturais e Sintéticos e o Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia; e o Laboratório de Processos Metalúrgicos, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia.

Além do grupo da UCS, também participam do projeto, pesquisadores do Instituto de Física da USP; do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; da Universidade Feevale; do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) e o Laboratório Central (LACEN) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) ligada à Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e da Auburn University, compondo uma equipe multidisciplinar com competências específicas em Ciências da Saúde, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Física, Química e Engenharia, que trabalhará em conjunto para alcançar os objetivos propostos.

Com duração prevista de quatro anos, o projeto receberá cerca de 1 milhão de reais para o seu desenvolvimento e envolverá também estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Biotecnologia, em Engenharia e Ciência dos Materiais e em Engenharia de Processos e Tecnologias.

A coordenadora do projeto, Dra. Mariana Roesh Ely, falou sobre a iniciativa em entrevista especial ao programa Temática desta quinta-feira. Confira na íntegra.

 


 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais