Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Encerrada a terceira temporada do Aqui é o Meu Lugar

por Ana Lúcia Jacomini

Ao todo, foram 16 famílias visitadas nos municípios de Camargo, Vila Maria, Casca, Montauri e também em Marau

Professor Zanini e Professora Janielen
Foto: Tua Rádio

Encerra neste sábado, 09/09, a terceira temporada da série de reportagens Aqui é o Meu Lugar, realizada pela Tua Rádio Alvorada em parceria com a Emater e com o Senar e, neste ano, com o patrocínio da Fabe Faculdade, Sindicato Rural/Sistema Farsul, Construart Materiais de Construção, Advogado Dr. José João Santin, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agropecuária Parceria e Parceria Cereais. 

Ao todo, foram 16 famílias visitadas nos municípios de Camargo, Vila Maria, Casca, Montauri e também em Marau. Em cada reportagem, foram apresentados os motivos que levaram os jovens a permanecer no meio rural, dando continuidade à atividade dos pais e, muitas vezes, ampliando o ramo de negócio da família. A maioria trabalha com lavouras de grãos e produção de leite, aves e suínos – cadeias produtivas características da região.

Todos os jovens entrevistados se mostraram realizados com a decisão de investir no meio rural. Trabalhar em algo próprio, ter a certeza de estar no mercado de trabalho logo após a formatura, poder seguir o exemplo dos pais e ter uma qualidade de vida diferenciada, foram alguns que incentivaram a permanência, segundo eles. Porém, o apoio e a confiança dos pais é o principal motivo que faz com que os jovens permaneçam nas propriedades, segundo informações reveladas nos programas.

Já entre os desafios, os jovens comentam a dificuldade de encotrar mão-de-obra na região. Também relataram o cenário atual do país e os entraves em questões econômicas e políticas. Outro fator que preocupa alguns jovens é a dificuldade em encontrar um parceiro ou parceira, que comungue do gosto pelo meio rural. Outros casos, porém, relataram a experiência de jovens casais que estão atuando na gestão das propriedades.

Para fazer a conclusão dos trabalhos, a Rádio Alvorada conversa com Janielen Pissolato, coordenadora do Curso de Agronegócio da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – Fabe de Marau e com Welington Rogério Zanini, professor titular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Em breve, a entrevista será disponibilizada no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais