Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Produção, abate inspecionado e comercialização de peixes em restaurante sustentam sucessão rural em propriedade de Vila Maria

por Camila Agostini

Aqui é o meu Lugar conta a história do jovem João Spenassatto

Foto: Guilherme de Abreu / rdalvorada

Como fazem muitos dos jovens moradores do meio rural ao concluir a formação de nível técnico ou superior, o vilamariense João Spenassatto buscou oportunidades de trabalho fora da propriedade familiar. Assim, às vésperas de completar 18 anos, ele foi a Porto Alegre onde iniciou um estágio e posteriormente foi efetivado em empresa na capital gaúcha. O retorno do jovem para a casa dos pais, Arnélio e Terezinha, na comunidade São Luís, Vila Maria, se tornou inevitável. Era necessário amparar o projeto da família para que os esforços empenhados por anos se materializassem em uma nova gestão. A história de João e da família Spenassatto foi mais uma entre as contempladas pela segunda temporada do projeto Aqui é o meu Lugar. 

Na propriedade, a atividade principal, hoje, é a piscicultura. E da produção de peixes surgiu o Mais Peixes, restaurante localizado na ERS 324, km73, nas proximidade do Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Vila Maria. “Assim fechamos um ciclo de produção ,abate inspecionado e a comercialização dos produtos no restaurante”, comemora João. Por conta da ampliação do processo, a família trabalha para readequar a licença de inspeção e aderir ao Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Apesar das dificuldades iniciais, João reconheceu que além de rentável, o negócio era viável pelo planejamento de gestão, já que as condições eram favoráveis. “Para o jovem permanecer no campo, é necessário garantia de rentabilidade e, acima de tudo, que haja condições adequadas como internet de qualidade, boas estradas”, destaca João. Foi com esse objetivo que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, juntamente com a Emater Ascar/RS, através do escritório municipal de Vila Maria, realizou amplo projeto de capacitação para gestão continuada junto aos jovens do meio rural do município. As atividades foram realizadas entre os anos de 2009 e 2012. Segundo Marilice de Marco presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, as ações representam o compromisso do movimento sindical para que a sucessão rural seja fomentada na região. “Há anos, trabalha-se com essa questão e em busca de políticas públicas que favoreçam os jovens empreendedores rurais. Com estes seminários e demais atividades de formação, capacitamos cerca de 80 jovens do meio rural de Vila Maria”, destaca Marilice. Ivan Pasa, Chefe da Emater de Vila Maria, reitera as palavras da sindicalista e acrescenta: “para o novo, iniciamos a base, munindo os jovens de conhecimento. E nós nos colocamos à disposição, mesmo para o que não podemos solucionar imediatamente, de modo que possamos buscar soluções futuras”.

No player de áudio, confira o programa que foi ao ar sábado, 06/08, às 8h30. As gravações são reprisadas aos domingos, às 13h. O projeto Aqui é o meu Lugar é uma realização da Rádio Alvorada, com apoio dos escritórios municipais da Emater e Senar. O oferecimento é da Agropiá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, José João Santin, Construart, Agropecuária e Cereais Parceria e Sindicato Rural de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais