Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Aqui é o Meu Lugar conta a história dos irmãos Eduardo e Emerson Tres

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Foto: Reprodução/Coprel

Esta semana nós vamos contar a história dos irmãos Eduardo e Emerson Tres, moradores da Linha Marcolin, no meio rural do município de Tapejara. Com os pais, eles administram a propriedade onde há produção de leite e também onde está instalada uma agroindústria para a fabricação de queijos, inaugurada a mais ou menos um ano e meio. A irmã Taís também trabalha com eles na Laticinios Mabom, nome sugerido pelos próprios clientes.

Eduardo contou que já teve a experiência de morar no meio urbano. Há cerca de sete anos ele saiu do campo para trabalhar na cidade. Atuou no setor público e também em empresas privadas, incluindo uma queijaria. Mas, apesar de querer enfrentar o novo desafio, sempre teve vontade de voltar e de investir na agricultura. Os irmãos já se dedicaram à produção de coelhos, codornas e frangos, mas foi no leite que encontraram sua vocação.

Emerson estudou na Escola Agrícola de Sertão e foi a partir dos estudos que a ideia de empreender ficou mais viva. Ele conta que sempre teve vontade de ter um negócio seu. Num primeiro momento, eles pensaram em instalar um frigorífico de peixes, devido ao pioneirismo na região, porém, entenderam que o clima poderia ser um revés. Optaram pelos queijos pois já trabalham com o gado leiteiro.

Eles começaram no porão de casa com fabricação artesanal e com venda de porta em porta. Inclusive foi entre as vendas que surgiu o nome da empresa, já que as pessoas elogiavam o produto dizendo: “má bom, teu queijo”. A cerca de um ano e meio eles inauguraram a fábrica de laticínios e hoje produzem queijo colonial e coalho. Como a prefeitura de Tapejara aderiu ao Susaf, eles conseguem comercializar os queijos em mais de 40 municípios gaúchos.

Em 2021, o Aqui é o Meu Lugar é um oferecimento do Sicredi, gente que coopera, cresce. Os patrocinadores da série são:  Associação Regional Sindical de Passo Fundo, Doutor José João Santin, Posto do Décio, Círculo Saúde, Faculdade Cesurg, Metalúrgica Castellani, Coprel Telecom e Cooperativa Coasa. A realização é da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais