Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Aqui é o Meu Lugar conta a história de Rodrigo Selonk

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Ouça a reporagem no player de áudio

Para a primeira reportagem desta sétima temporada do Aqui é o Meu Lugar, fomos até a comunidade de Santa Maria Goretti, meio rural do município de São Domingos do Sul. Lá, conhecemos a história do jovem Rodrigo Selonk, que se dedica a produção de uvas de mesa. Ele conta que seu interesse pela viticultura surgiu ainda em 2011 quando passou a trabalhar na unidade da Cooperativa Santa Clara, em Fagundes Varela, onde o foco é a produção do suco de uva.

Rodrigo é formado em Agropecuária pela Escola Técnica de Sertão, onde estudou de 2006 a 2009. Também formou-se, em 2016, em Tecnologia em Horticultura. Em ambos os cursos, conheceu pessoas que se dedicavam ao cultivo de frutas, experiências que também serviram como base para a decisão de, em 2018, se dedicar apenas à produção de uvas, na propriedade da família.

“As coisas aconteceram. Quando saí para estudar, não tinha essa ideia de voltar, investir e tocar a propriedade. Mas conversando com um e com outro, me dei por conta de que podia fazer isso. Quando você está em casa, tem a liberdade de investir no que quiser e no que é teu, sem estar engessado em uma empresa.  Conheci histórias de quem pensava assim e dem quem fazia isso. Então, voltei.”

Rodrigo destaca que sua meta de vida é seguir fazendo com que a propriedade seja rentável para toda a família. Atualmente, na unidade produtiva são cultivadas 11 variedades de uvas, sendo sete finas de mesa e quatro de mesa comum. Os investimos caminham no sentido de tornar toda a produção apta ao sistema de cultivo orgânico. Saiba mais sobre esta história no player de áudio, onde está a íntegra do programa.

Em 2021, o Aqui é o Meu Lugar é um oferecimento do Sicredi, gente que coopera cresce. Os patrocinadores da série são:  Associação Regional Sindical de Passo Fundo, Doutor José João Santin, Posto do Décio, Círculo Saúde, Faculdade Cesurg, Metalúrgica Castellani, Coprel Telecom e Cooperativa Coasa. A realização é da Tua Rádio Alvorada.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais