Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Artesão marauense recria imagens em esculturas de madeira em alto-relevo

Baixar Áudio por Camila Agostini

Lindomar Manfrói é certificado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social

Foto: Ana Lúcia Jacomini / Tua Rádio Alvorada

Há dois anos, o marauense Lindomar Manfrói deixou o trabalho que realizava na produção de áudios para se dedicar ao trabalho construção de móveis com paletes. Em um momento de reflexão, ele percebeu que podia mais. Inspirado em um artesão russo, ele reconheceu em si, uma veia artesã. Hoje, certificado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, através do Programa Gaúcho do Artesanato, Lindomar transforma madeira em arte.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, ele contou um pouco mais sobre essa história que, agora, começa a ganhar reconhecimento internacional. “Em parceria com outro artesão da cidade, desenvolvemos uma tábua, especialmente pensada para presentear um grupo de italianos que esteve em Marau e levou para a Europa o nosso trabalho. É o meu primeiro fora do país, mas já percebo o reconhecimento, inclusive de colecionadores, empresários de outras cidades e regiões do país. Isso vale mais que o valor do produto. Isso emociona”, diz o artesão.

Além das já conhecidas tábuas marchetadas, o marauense desenvolveu o próprio projeto da máquina utilizada para o entalhe em madeira. O equipamento foi criado com base em modelo já existente e é capaz de esculpir imagens em alto relevo. O detalhamento é feito a mão e para tanto, o artesão utiliza micro retífica com fresas odontológicas. O serviço requer dias de dedicação, dependendo da complexidade e particularidades de cada imagem.

Algumas das esculturas já produzidas por Lindomar estão disponíveis em fotos e vídeos na página pessoal do artesão no Facebook  https://www.facebook.com/LindomarManfroi> Contatos podem ser feitos pelo fone/Whats (54) 999 180 336.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais