Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Tua Rádio São Francisco comemora 55 anos de história

por Pablo Ribeiro

Emissora foi fundada pelos Freis Capuchinhos em 1967

Estúdio principal da Tua Rádio São Francisco, em Caxias do Sul.
Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A Tua Rádio São Francisco de Caxias do Sul, geradora da Rede Tua Rádio, celebra os seus 55 anos nesta terça-feira, dia 04 de outubro de 2022. Fundada pelos Freis Capuchinhos, entrou no ar em caráter oficial no dia 25 de março de 1967, com o nome de Super Rádio São Francisco AM. Devido a inauguração da São Francisco FM em 1977 (atualmente a Rádio Maisnova FM – criada em 10 de março de 1999), o 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis é considerado a data do aniversário da Tua Rádio São Francisco.

A emissora caxiense é a cabeça da Rede Tua Rádio, e a grade é gerada com sistema via satélite, pioneirismo no interior do estado para Alvorada de Marau, Aurora de Guaporé, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi e Veranense de Veranópolis.

História da Tua Rádio São Francisco

Em 17 de dezembro de 1965, o município de Caxias do Sul e região ganhavam mais um canal de radiodifusão, pela iniciativa e idealismo de um grupo de frades capuchinhos, com a finalidade de servir às comunidades regionais dentro do espírito de informar, formar e recrear com os verdadeiros valores humanos e cristãos.

Dois anos depois da outorgada da concessão pelo governo, entrava no ar em caráter oficial em 25 de março de 1967, a Rádio São Francisco AM, sendo a torre de transmissão instalada em 1966 no bairro Santa Catarina. Em 5 de fevereiro de 1973, por determinação de seus sócios-cotistas, recebeu nova razão social: Fundação Cultural Riograndense, permanecendo a denominação Rádio São Francisco.

Em junho de 1976, a Fundação Cultural Riograndense recebia mais uma concessão: um canal "classe A "de frequência modulada, FM. As torres de transmissão tanto da AM como da FM, que iniciava, foram então instaladas em novo local, Travessão Victor Emanuel, para operar a partir de 1977. Com a inauguração da FM em 1977, convencionou-se o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como a data de aniversário das emissoras.

Em 1987, ao completar 20 anos, a Rádio São Francisco AM se consolidava com uma audiência regional e seriedade na programação, se destacando como um fenômeno de gosto popular, cultura, variedades e jornalismo. À época, a prefeitura de Caxias do Sul conferiu à Rádio São Francisco a "Medalha de Caxias do Sul", que foi entregue pelo prefeito Victório Trez ao então diretor-superintendente Frei Clementino Dotti.

Em março de 1999, a Rádio São Francisco começou a transmitir sua programação via satélite e também via internet para a RedeSul de Rádio, sendo a pioneira no interior do Rio Grande do Sul a se organizar como sistema de transmissão simultânea via satélite.

A chegada no FM

A Tua Rádio São Francisco deu início , no dia 23 de julho de 2021, exatamente as 10h, às transmissões na chamada faixa estendida de FM. A nova frequência de transmissão é a 79,9 FM. A autorização foi outorgada pelo Ministério das Comunicações e publicada no Diário Oficial da União. Num primeiro momento, a operação será executada como “Serviço Especial Para Fins Científicos ou Experimentais”, no período de um ano. A emissora dos Freis Capuchinhos se tornou a primeira do interior do Brasil a operar na faixa estendida de FM. A solicitação para a emissora integrar a faixa do FM vinha desde 2014 junto ao Ministério das Comunicações e à Anatel.

Uma das principais diferenças entre as rádios AM e FM está exatamente no alcance. As transmissões em AM cobrem uma área maior, mas estão mais sujeitas a interferência e ruídos. As FM, por sua vez, têm aumento significativo na qualidade, mas são mais adequadas para áreas urbanas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais