Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Tua Rádio São Francisco completa 54 anos de história

por Pablo Ribeiro

Emissora foi fundada pelos Freis Capuchinhos em 1967

inauguração da Rádio São Francisco, com o repórter Vivaldo Vargas de Almeida
Foto: Arquivo/Tua Rádio São Francisco

A Tua Rádio São Francisco de Caxias do Sul, geradora da Rede Tua Rádio, celebra os 54 anos nesta segunda-feira, dia 04 de outubro de 2021. Neste ano, além do tradicional 560 AM, a emissora também é transmitida, desde o dia 23 de julho, na chamada faixa estendida de FM. A nova frequência de transmissão é a 79,9 FM, com uma cobertura voltada para toda a região metropolitana da Serra Gaúcha.

A Tua Rádio São Francisco, fundada pelos Freis Capuchinhos, entrou no ar em caráter oficial no dia 25 de março de 1967, com o nome de Super Rádio São Francisco AM. Por causa da inauguração da São Francisco FM em 1977 (atualmente a Rádio Maisnova FM – criada em 10 de março de 1999), 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis é considerado a data do aniversário da Tua Rádio São Francisco.

A emissora caxiense é a cabeça de rede Tua, a grade é gerada com sistema via satélite, pioneirismo no interior do estado para Alvorada de Marau, Aurora de Guaporé, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi, Sarandi de Sarandi e Veranense de Veranópolis. A Tua Rádio São Francisco também é uma das cinco geradores da Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do país.

História da Tua Rádio São Francisco

Em 17 de dezembro de 1965, o município de Caxias do Sul e região ganhavam mais um canal de radiodifusão, pela iniciativa e idealismo de um grupo de frades capuchinhos, com a finalidade de servir às comunidades regionais dentro do espírito de informar, formar e recrear com os verdadeiros valores humanos e cristãos.

Dois anos depois da outorgada da concessão pelo governo, entrava no ar em caráter oficial em 25 de março de 1967, a Rádio São Francisco AM, sendo a torre de transmissão instalada em 1966 no bairro Santa Catarina. Em 5 de fevereiro de 1973, por determinação de seus sócios-cotistas, recebeu nova razão social: Fundação Cultural Riograndense, permanecendo a denominação Rádio São Francisco.

Em junho de 1976, a Fundação Cultural Riograndense recebia mais uma concessão: um canal "classe A "de frequência modulada, FM. As torres de transmissão tanto da AM como da FM, que iniciava, foram então instaladas em novo local, Travessão Victor Emanuel, para operar a partir de 1977. Com a inauguração da FM em 1977, convencionou-se o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como a data de aniversário das emissoras.

Em 1987, ao completar 20 anos, a Rádio São Francisco AM se consolidava com uma audiência regional e seriedade na programação, se destacando como um fenômeno de gosto popular, cultura, variedades e jornalismo. À época, a prefeitura de Caxias do Sul conferiu à Rádio São Francisco a "Medalha de Caxias do Sul", que foi entregue pelo prefeito Victório Trez ao então diretor-superintendente Frei Clementino Dotti.

Em março de 1999, a Rádio São Francisco começou a transmitir sua programação via satélite e também via internet para a RedeSul de Rádio, sendo a pioneira no interior do Rio Grande do Sul a se organizar como sistema de transmissão simultânea via satélite.

Em março de 2013, a emissora esteve mobilizada para o anúncio do novo Papa. O Jornalista Tales Armiliato acompanhou diretamente do Vaticano, o Conclave para a escolha do Papa Francisco. Mesmo empenho se deu na Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Com exclusividade, a reportagem da RedeSul de Rádio conseguiu conversar com o Papa Francisco. A manifestação ocorreu durante a visita do pontífice à Central de Informações da Rede Católica de Rádio (RCR), localizada no Edifício João Paulo II, no Bairro da Glória, norte do Rio de Janeiro.

A chegada no FM

A Tua Rádio São Francisco deu início , no dia 23 de julho de 2021, exatamente as 10h, às transmissões na chamada faixa estendida de FM. A nova frequência de transmissão é a 79,9 FM. A autorização foi outorgada pelo Ministério das Comunicações e publicada no Diário Oficial da União. Num primeiro momento, a operação será executada como “Serviço Especial Para Fins Científicos ou Experimentais”, no período de um ano. A emissora dos Freis Capuchinhos se tornou a primeira do interior do Brasil a operar na faixa estendida de FM. A solicitação para a emissora integrar a faixa do FM vinha desde 2014 junto ao Ministério das Comunicações e à Anatel.

Uma das principais diferenças entre as rádios AM e FM está exatamente no alcance. As transmissões em AM cobrem uma área maior, mas estão mais sujeitas a interferência e ruídos. As FM, por sua vez, têm aumento significativo na qualidade, mas são mais adequadas para áreas urbanas.

A Tua Rádio São Francisco 560 AM e 79,9 FM em 54 anos de fundação, passou por inúmeras mudanças e transformações tecnológicas, e, ela continua sempre ao lado do ouvinte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais