Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Amor pela terra e pela família

por Camila Agostini

Aqui é o meu Lugar conta a história dos irmãos Taís e Thiago Taufer

Foto: Guilherme de Abreu / rdalvorada

Fiel ao propósito de destacar o talento do jovem em favor do desenvolvimento rural da região, o projeto Aqui é o meu Lugar foi a Nicolau Vergueiro, na propriedade da Família Taufer. Em área rural da Comunidade Arroio Bertolina, os irmãos, Taís e Thiago Taufer, demonstram amor pela terra e pelo trabalho dos pais dedicando-se  ao cultivo de grãos e produção leiteira. Os filhos de Gelso José e Edenir Taufer falam com carinho sobre a vida no campo. Gostam dos bichos, da natureza, da agricultura. Aos 18 anos, Taís é referência para o irmão, Thiago, de 16. Ambos se apegam ao histórico familiar para garantir a sucessão rural na propriedade. “E se aperfeiçoar”, como destaca a jovem empreendedora, que contou com a sorte e ganha apoio do namorado nas tarefas diárias. “Ensinei ele e hoje trabalhamos juntos. Vamos construir nossa casa aqui perto do pai e da mãe e vamos ficar por aqui”, conta Taís. Determinação e ousadia são marcas freqüentes das histórias reproduzidas através do Aqui é o meu Lugar. Isso porque, para permanecer no campo é preciso, acima de tudo, valorizá-lo.

E é o investimento direcionado ao crescimento do meio rural que dá sustentação ao projeto da Emater-Ascar/RS, parceria da Rádio Alvorada na realização das duas temporadas do Aqui é o meu Lugar. Carlos Groth, técnico do escritório municipal da Emater de Nicolau Vergueiro, reitera que ao órgão, muito mais que assistir aos produtores nas ações técnicas, recai a competência de subsidiar a extensão rural. “Nós visamos uma questão mais social”, diz Groth, único servidor da Emater em Nicolau, que retomou o trabalho do órgão, por anos desativado no município. A sucessão familiar emociona os pais dos irmãos Taufer. Para o casal que sempre atuou no meio rural, a permanência dos filhos na propriedade da família representa a continuidade de uma trajetória que começou com os avós dos jovens, Taís e Thiago. Com liberdade e segurança, ambos desempenham com satisfação, as atividades diárias e demonstram, com olhares e gestos, a vocação de viver no campo e dar vida a ele – ouça no player de áudio.

Acompanhe o projeto Aqui é o meu Lugar, todos os sábados, às 8h30, na Alvorada, a “Tua Rádio”.  O programa é reprisado aos domingos, às 13h.  O projeto é uma realização da Rádio Alvorada, com apoio dos escritórios municipais da Emater e Senar. O oferecimento é da Agropiá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, José João Santin, Construart, Agropecuária e Cereais Parceria e Sindicato Rural de Marau.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais