Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Alunos de Marau são destaques da Olimpíada de Robótica 2017

por Camila Agostini

EMEF Ernesto Dorneles classificou-se em primeiro lugar

EMEF Ernesto Dorneles - primeiro lugar
Foto: Divulgação

Os alunos da EMEF Ernesto Dornelles, de Marau, coordenados pela professora Regina Grando, conquistaram a 1ª colocação da 5ª e última etapa da Olimpíada de Robótica Educativa Livre. O evento é organizado pelo projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF).  A final foi realizada no sábado, 28/10.

O 2° lugar da competição também foi conquistado por alunos de Marau. Quem garantiu a segunda colocação foram os alunos do IESTA, sob coordenação da professora Elis Regina Albano.

A Olimpíada visa oportunizar o contato dos alunos do ensino fundamental e médio com a robótica, bem como desmistificar o estigma de que a robótica é complexa, cara e inacessível para as escolas. A ideia é difundir o tema entre alunos da educação básica, abrindo seus horizontes para a atuação em áreas como ciências, engenharias, tecnologia da informação, matemática, entre outras. 

A prova final, Balloon Defender, envolve dois robôs em uma arena, sendo que o objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma "arma", obrigatoriamente móvel e controlada pelos próprios alunos. A prova teve disputas individuais, ou seja, uma equipe contra outra, e também em grupos, com mais equipes competindo ao mesmo tempo. Será empregado um sistema de pontuação a ser detalhado posteriormente. As disputas serão realizadas em uma arena. Venceu a equipe que furou primeiro o balão do adversário em 60 segundos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais