Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Jornada em Movimento: encontros com os autores ocorrem na próxima semana

por Camila Agostini

Em Marau, o encontro será no dia 3, na Casa de Cultura

Foto: Divulgação

Os jovens leitores de Passo Fundo, Marau e Lagoa Vermelha terão um momento especial na próxima semana. Seguindo a programação do projeto “Caminhos e estações: leitores e autores”, organizado pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF), crianças e adolescentes das escolas participantes encontrarão com os autores César Obeid, Antonio Schimeneck e Anna Lee. Os encontros serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de julho e são uma oportunidade de os estudantes debaterem as obras dos escritores trabalhadas em sala de aula com os agentes de leitura. 

Em Marau, o encontro será no dia 3, na Casa de Cultura, a partir das 8h30min. “Caminhos e estações: leitores e autores” faz parte do projeto Jornada em Movimento, que tem o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas pelas Jornadas Literárias, com foco na formação permanente de leitores. “Como nosso projeto é formação de permanente de leitores, em ano que não houver Jornada e Jornadinha, estaremos nas escolas e em diferentes cidades com o Jornada em Movimento, ação em que temos o apoio essencial das editoras, prefeituras e agentes de leitura. Assim,  O “Jornada em movimento”, que contempla os “Caminhos e estações: leitores e autores”, pretende ampliar as ações das Jornadas Literárias de Passo Fundo, em específico da Jornadinha, as quais envolvem a horizontalização das iniciativas de formação de leitores ao encontro da comunidade, por meio de “Estações de leitura”, incluindo trabalho prévio nas escolas e o posterior encontro de alunos leitores com os escritores”, explicou uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, professora Fabiane Verardi Burlamaque

 

No projeto Caminhos e estações, os encontros serão semelhantes aos da Jornadinha Nacional de Literatura: os estudantes encontrarão os autores cujas obras foram lidas mediante a ação do agente de leitura e dos trabalhos apresentados nas Estações. A única diferença é que não haverá rodízio entre os autores.

Já estão confirmadas também as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas.

Confira a relação de obras indicadas e a programação completa do projeto Jornada em Movimento no site www.upf.br/16jornada

 

Saiba mais sobre os autores: 

Anna Lee - Anna Lee é mineira de Belo Horizonte, jornalista, escritora, roteirista e doutora em Estudos da Literatura pela PUC-Rio, com estágio doutoral em Sorbonne Nouvelle — Paris III. Escreveu vários livros, entre eles, O Beijo da Morte, ganhador do Prêmio Jabuti 2004 — categoria Reportagem e Biografia —, que em breve ganhará nova edição, revista e atualizada. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo e na Editora Globo, entre outros. Atualmente é roteirista na TV Globo.

Antônio Schimeneck - Antônio Schimeneck é natural de Tupanciretã, centro oeste do Rio Grande do Sul. Reside em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Distribuidora. É formado em Letras pela Unisinos e tem quatro livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da FNLIJ, Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú. Atualmente, é vice-presidente da Associação Gaúcha de Escritores.

César Obeid - Escritor, educador, contador de histórias, cozinheiro e poeta. Com mais de vinte anos de experiência como palestrante e comunicador na área das artes, é conhecido pela capacidade de interação com o público e o bom humor em suas apresentações. Autor de mais de 30 livros para jovens e crianças, viaja o país toda para falar sobre literatura, leitura, poesia e culinária vegana - suas paixões.

Informações: Imprensa UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais