Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

HPB Cooper é a primeira Cooperativa Escolar de Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Assembleia de fundação ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, na Escola Honorino Pereira Borges

Um evento que vai entrar para a história de Marau. Na noite da última quarta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorino Pereira Borges, foi fundada a primeira cooperativa escolar do município: a HPB Cooper. Na ocasião, os 21 alunos participaram da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de fundação, prestigiada por estudantes, professores, autoridades e convidados. A solenidade de fundação, incentivada pela Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança RS/SC/ES, foi transmitida ao vivo pelo YouTube da cooperativa de crédito.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Aliança, Layzirre Dayane Santos, a mobilização dos estudantes iniciou junto com o ano letivo de 2022. No mês de abril, a professora Orientadora, Fábia Féo, concluiu o processo de formação com os assessores pedagógicos Pablo Silveira e Francele Concatto Machado, passando a atuar diretamente na orientação dos estudantes.

A HPB Cooper é integrada por 21 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, que estarão diretamente envolvidos no projeto. Pelo programa, os jovens podem desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. “Estamos muito felizes coma fundação da primeira cooperativa escolar da Sicredi Aliança, que busca ampliar as oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes, que podem vivenciar na prática os valores e os princípios do cooperativismo”, destacou o presidente da Sicredi Aliança, Ivo Miri Brugnera.

O Programa Cooperativas Escolares acontece com base na metodologia do jogo analógico da Cooperlândia, que acontece por fases. A primeira é a fase do “Conhecimento”, que engloba missões que os alunos precisam cumprir como “A descoberta”, “Resgatando o passado”, “Pintando o Sete”, “A Bússola”, “Comunicador”, “Superpoderes” e “Travessia”. “Todas estas missões levam até o momento da fundação da cooperativa, que fecha este primeiro momento de aprendizado, A partir de agora, iniciam a fase de Criatividade, com o desenvolvimento objeto de aprendizagem”, destaca a coordenadora.

A partir da fundação, os estudantes – que já conhecem mais o universo cooperativista e os benefícios de uma Cooperativa Escolar – iniciam o desenvolvimento da HPB Cooper, com o planejamento das ações. Esta fase está pautada em três grandes temáticas, divididas nas sete missões, que são a gestão da Cooperativa (registro, plano de gestão e cargos/funções), Educação Financeira e Objeto de Aprendizagem. “A criatividade permeia esta fase, pois ela é o ‘combustível’ para a criação do objeto de aprendizagem e para os fluxos de gestão da Cooperativa”, enfatiza Layzirre.

Presenças - A Assembleia de fundação, que elegeu a primeira diretoria da cooperativa escolar – presidida pelo aluno Ruan Soares de Lima - também foi acompanhada pelo presidente da Cooperativa de Crédito Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, pelo vice-presidente, Valmir Luís Menegat, pelo diretor Executivo, Cristiano Piano, pelo diretor de Operações, Andrigo Vanz, pela diretora da Escola Honorino, Juliana Bonamigo, pelo vice-diretor, Douglas Battisti,  e pela secretária da Educação de Marau , Simone Costenaro Ribeiro, entre outros.

Cooperativas Escolares Sicredi - Ampliar as oportunidades de aprendizado em crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas. Este é um dos objetivos do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido pela Fundação Sicredi. Realizado em parceria com instituições de ensino que acreditam no cooperativismo escolar como proposta educativa, colocam os estudantes como os grandes protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Com o auxílio do professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos, cumprindo todas as etapas, desde a ideia inicial até a eleição da diretoria e implementação do planejamento. Atualmente, são mais de quatro mil estudantes associados, em 150 cooperativas escolares em 80 municípios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais