Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Assembleia Legislativa realiza, em Marau, o primeiro encontro do Movimento pela Educação

por Ana Lúcia Jacomini

As atividades serão realizadas na Casa da Cultura, com abertura oficial às 9h e encerramento às 16h30

Marau é sede, nesta sexta-feira, 28/04, do primeiro encontro de interiorização do parlamento estadual. Ao todo, ao longo do ano, serão nove momentos, contemplando todas as regiões gaúchas. O principal foco de debate, segundo Vilmar Perin Zanchin, presidente da Assembleia Legislativa, é a educação - tanto que o nome do evento é “Movimento pela Educação: vamos debater juntos”, na Casa da Cultura.

A movimentação no local começou ainda por volta de 7h e a abertura oficial foi às 9h. Em seguida, iniciou o debate com especialistas no tema educacional, na intenção de debater as questões educacionais de responsabilidade municipal e estadual no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, também com participação de representante do Ensino Superior.

O painel é mediado pelo jornalista Tulio Milman e tem a participação de Mônica Timm, gestora da Plataforma Elefante Letrado, que falará sobre os desafios do RS na formulação e implementação de políticas públicas que mudem para melhor a realidade das escolas públicas; Bernadete Maria Dalmolin, reitora da Universidade de Passo Fundo, que vai falar sobre o engajamento da rede de universidades comunitárias gaúchas na expansão da profissionalização no Rio Grande do Sul e Adriano Canabarro Teixeira, titular da Secretaria de Educação de Passo Fundo, que falará sobre as experiências educacionais exitosas da rede pública municipal passofundense.

Ainda de manhã, por volta de 11h, vai acontecer uma palestra com o comunicador Marcos Piangers, que abordará o tema da virtualização do ensino, a reinvenção do professor e o como as novas gerações aprendem. Já à tarde, a partir das 13h30, está agendada uma reunião promovida pela Assembleia Legislativa com prefeitos dos municípios que integram a Região Funcional 9, ou seja, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Coredes da região, e, também, uma audiência pública do parlamento gaúcho sobre o desenvolvimento regional.

Para a tarde desta sexta-feira, está confirmada a presença do governador estadual, Eduardo Leite, que deve permanecer em Marau das 13h às 15h. Neste período, ele também receberá o resumo das discussões que foram realizadas pela manhã, no Movimento pela Educação. O encerramento geral do evento está previsto para às 16h30. O tema Educação para o Desenvolvimento norteia os trabalhos do parlamento gaúcho durante o ano de 2023, período em que o Poder Legislativo Gaúcho é presidido pelo deputado estadual, marauense, Vilmar Zanchin (MDB). 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais