Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prazo de cadastros e recadastros da ASSUMA encerra nesta quinta-feira

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Valor da semestralidade deve aumentar após a data

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

O prazo limite para realizar cadastros e recadastros para o transporte da Associação dos Universitários Marauenses (ASSUMA) durante o primeiro semestre de 2022 encerra nesta quinta-feira, 24/02. Após a data, o valor da semestralidade será 50% maior do que o registrado até o momento, passando de R$ 85,00 para R$ 127,50.

Segundo o presidente da ASSUMA João Victor Timbola, a entidade já tem 681 universitários cadastrados até o momento. “A gente até vai enviar a lista do DAER no início do mês [de março], por conta dessa questão de que tem alguns, ainda, entrando”, ele explica, complementando “que, o quanto antes que o pessoal conseguir fazer o cadastro, para nós, facilita muito”.

Para realizar o registro, é necessário ir até o escritório da ASSUMA com documento com foto, comprovante de matrícula, comprovante de residência e declaração de residência assinada pelo titular do comprovante de residência, além de contribuição de 1kg de alimento não perecível. Também é possível atuar como fiscal para receber desconto na semestralidade.

A ASSUMA fica localizada no prédio do antigo Fórum de Marau, na Rua Irineu Ferlin. A entidade funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 12h e 13h30 e 18h.Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelos números de telefone (54) 3342-2377 e de celular (54) 99264-8742. 

Complicações

Após uma primeira semana conturbada na realização dos transportes para instituições de ensino em Passo Fundo, João Victor contou que a semana foi de atualizações na tabela dos horários de ônibus. “Teve três alterações durante a semana passada, mas tudo foi porque a gente teve que acrescentar transporte.”

“É um recomeço para a ASSUMA também”, explica o estudante de Ciências Biológicas na Universidade de Passo Fundo (UPF), “estão voltando os transportes, estão voltando os universitários, e a gente vê um grande interesse, também, pelo lado dos universitários”. Ele também pede a compreensão dos estudantes com relação aos problemas nos horários. “A gente está organizando o transporte, semana passada aconteceram alguns problemas, mas já foram ajustados na terça-feira”, complementa. 

Ainda, de acordo com João Victor, alunos que viajam a Carazinho ou Casca receberão ressarcimento das viagens feitas às instituições com transporte particular. “Já não é fornecido esse transporte há uns dois ou três anos”, conta o presidente da Associação, “esse semestre aconteceu de a gente cadastrar alguns acadêmicos para Casca.” 

“Então, qual que é a orientação que a gente está passando: que tentem entrar em contato com a universidade para fazer a transferência para Passo Fundo e, caso não consiga fazer a transferência, a gente está conversando com o setor de transportes, então o acadêmico pode ir com transporte particular e depois é feito o ressarcimento”, comenta. Segundo ele, não é possível disponibilizar um transporte público que se locomova até o município por conta da baixa quantidade de universitários que apresentaram essa necessidade. 


Para ouvir a entrevista com João Victor Timbola, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais