Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretária de Educação explica falta de professores na rede municipal

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Primeira falta apontada foi na EMEF Frei Wilson João, mas ocorre em outras escolas do município

Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

A secretária de Educação do município de Marau, Simone Costenaro Ribeiro, se posicionou após reclamações de pais de alunos, que chegaram a público na última sexta-feira, 18/03. A objeção é de que haveria uma lacuna no quadro de professores de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Wilson João.

Por mensagem de texto, Simone confirmou que a situação não é somente dessa escola, mas tem ocorrido em outras escolas do município. “Acreditamos que nos próximos dias esteja tudo regularizado”, completa.

Ainda segundo a secretária de Educação, no caso específico da escola, o afastamento se dá por um laudo médico, que traz direcionamentos diferentes. Ela ainda explicou que outro profissional já foi chamado e que a demora se dá por dois motivos: os prazos para assumir a vaga e as desistência dos profissionais que estão na banca do processo seletivo. “Nós temos casos em que há choques de horários, em que o professor trabalha em outro município naquele turno, enfim, todas essas questões”.

Simone destacou que entende a preocupação dos pais e que ela também é uma inquietação da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Essas crianças estão sendo atendidas nas escolas, nós não liberamos os alunos, eles permanecem na escola, tendo atendimento das demais disciplinas, e, tão logo o professor assuma, ele estará recuperando esse conteúdo.”

Prazos, dados e atrasos

Após receber denúncias de que haveria um atraso nas datas de chamada dos profissionais pela SME, a reportagem da Tua Rádio Alvorada foi atrás do Diário Oficial Eletrônico do Município de Marau (DiOEM), disponível de maneira pública na aba de transparência do site da Prefeitura Municipal de Marau. As edições analisadas foram aquelas publicadas entre 01/12/2021, mês em que foi liberada a lista do último edital de seleção do município, e 10/02/2022, data de abertura do Ano Letivo na rede municipal de educação. 

O resultado final do Edital de Seleção nº 264/2021, comunicado emergencial, lançado em 11/11/2021, que previa a contratação de profissionais da educação para o ano de 2022, foi divulgado na edição de nº 1010 de 20/12/2021 a partir da página cinco. O resultado preliminar já havia sido divulgado na edição nº 1004 de 10/12/2021 e foi validado na edição nº 1012 de 22/12/2021.

Na edição nº 1007 de 15/12/2021, foi anunciada “Vacância de Cargo por Aposentadoria” de cerca de 150 servidores aposentados do município. Desses, 74 dos nomes estavam ligados ao cargo de “Professor” – profissionais que supriam as demandas da rede pública municipal de educação até então. 

A próxima publicação a trazer um texto relacionado à contratação de professores para os anos finais do ensino fundamental foi a edição de nº 1041 do DiOEM. Por meio da Portaria nº 067 de 02/02/2022, o Executivo nomeou os aprovados e aprovadas no concurso em estágio probatório, ou seja, momento de avaliação da função. Foram divulgados sete nomes, dois na área da Educação Física, dois na área da Língua Portuguesa, dois na área das Artes e um na área da Matemática. O prazo estipulado para a posse era de dez dias, fechando, portanto, em 12/02. 

Uma outra lista de convocações foi publicada na edição nº 1047 de 10 de fevereiro de 2022. A data marcava o início do Ano Letivo da rede pública municipal de educação.

Descontando os anos iniciais, foram 18 nomeações. Com relação às áreas englobadas, três profissionais faziam parte do campo da Língua Portuguesa, dois da Matemática, quatro da História, três das Ciências, três da Geografia, um da Filosofia, um da Língua Inglesa e um da Educação Física. A análise não teve acesso ao número total de profissionais empregados atualmente nos anos finais do ensino fundamental.

Por mensagem de texto, Simone Costenaro Ribeiro informou que “todo o levantamento [de professores] foi feito no início do ano, com o chamamento desses profissionais”. Ela também complementou dizendo que, “muitas vezes, o entendimento é de que a situação se resolva facilmente, mas nós precisamos, dentro de uma transparência, seguir a lista do processo seletivo, seguir a lista do concurso, fazer o chamamento, aguardar os prazos e, muitas vezes, também entender a situação desses profissionais que precisam se ausentar”. 


Para ouvir o depoimento de Simone Costenaro Ribeiro, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais