Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Colégio Cristo Rei comemora 81 anos de fundação

por Ana Lúcia Jacomini

Missa e jantar festivo acontecem na próxima semana

Amplamente reformada, escola abriga mais de 600 estudantes
Foto: Divulgação/Colégio Cristo Rei

O Colégio Cristo Rei de Marau, mantido pela congregação das Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadora, completou 81 anos de fundação no início deste mês de março. As comemorações, no entanto, seguem ao longo dos próximos dias, em eventos abertos à toda a comunidade. Na próxima segunda-feira, 18/03, acontece a missa de ação de graças na Igreja Matriz Cristo Rei e no sábado que vem, 22/03, o jantar da família no CTG Felipe Portinho. O jantar, marcado para começar às 20h, contará com a animação da Banda La Constancia. Ingressos já estão sendo comercializados na secretaria do educandário, no valor de R$ 30,00 adulto e R$ 15,00 para crianças de zero a 12 anos.  Mais informações pelo telefone 3342-1783.

HISTÓRIA

A Paróquia de Marau, também chamada de Cristo Rei, dispunha de um velho prédio, antigo Hospital Providência e Convento dos Freis Capuchinhos, localizado ao lado da Igreja Matriz, onde antes funcionava a Casa Canônica. Reformado e ampliado, este prédio se transformou em Escola. Entretanto, era preciso encontrar uma congregação religiosa disposta a assumir a formação escolar e cristã de centenas de crianças marauenses. Frei Gentil de Caravágio, dirigiu-se para o Vale de Três Arroios/RS, para falar com a Superiora das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Madre Maria Isabel Von Arx e após várias negociações, foram liberadas três irmãs para esta missão.

Com a chegada das irmãs, no dia 2 de março de 1938, uma quarta-feira de cinzas, foi inaugurada a Escola Cristo Rei. Iniciaram-se as atividades com 80 alunos matriculados. Cristo Rei foi o padroeiro escolhido para este estabelecimento escolar. Devido o crescente número de alunos e a necessidade que os freis tinham daquele espaço para a construção do salão paroquial, a Escola Cristo Rei, com o apoio da comunidade, construiu um novo prédio situado à rua Pe. Capuchinhos, 521 – a duas quadras do antigo local. Em 1949 a Escola foi então transferida para este local.

Depois algum tempo, passou por modificações. Esteve fechada por algum tempo, em um período que as irmãs preferem não destacar, de forma a dar ênfase na solução dos problemas e na reconstrução do educandário. Assim sendo, a partir de 1º de janeiro de 2007 as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora reassumiram a direção, coordenação pedagógica e administração desta escola. A partir de janeiro de 2007 a Escola Cristo Rei passou por amplas reformas a fim de dar segurança, conforto e qualidade à missão que desenvolve e ao serviço que presta.

Gradualmente as séries do Ensino Fundamental foram sendo implementadas. A partir deste recomeço a Escola foi crescendo em número de alunos, professores e funcionários. Em 2011, criou-se o Ensino Médio e a partir de 2012 começou a funcionar as turmas. No mesmo ano, a Escola passou a chamar-se Colégio Franciscano Cristo Rei. Novas instalações foram feitas, para oferecer uma infraestrutura de qualidade e excelência.

Contando com uma grande infraestrutura, o Colégio Franciscano Cristo Rei, atende atualmente cerca de 600 alunos, estes matriculados na educação infantil, ensino fundamental e médio. Além da estrutura física, com ginásios, salas de aulas equipadas, pátios e áreas de lazer, o colégio se destaca educacionalmente pelo quadro funcionários, que hoje somam mais 83 pessoas envolvidas com as atividades e o ensino oferecido.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais