Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Movimento pela Educação encerra série de debates nesta quarta-feira

por Ana Lúcia Jacomini

Na presença do governador Eduardo Leite e especialistas na área do ensino, serão apresentadas linhas gerais do Marco Legal da Educação

Série de debates teve início em abril, no município de Marau
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Após percorrer as oito Regiões Funcionais do interior do Rio Grande do Sul, o Movimento pela Educação encerra sua série de debates sobre a qualidade do ensino gaúcho com evento em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 18/10, às 9h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin, de Marau, para nortear os trabalhos do legislativo gaúcho durante o ano de 2023.

Após levantamento obtido nos encontros anteriores e com o apoio de consultores renomados nacionalmente como a professora Claudia Costin, o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, foi formulado o Marco Legal da Educação, que pretende construir uma política pública perene e de Estado para a área, com diretrizes, metas e indicadores a serem perseguidos pelos próximos anos. As linhas gerais deste documento serão apresentadas por Zanchin durante o evento na Capital.

“Observamos experiências que deram certo em diferentes locais do Brasil para que sejam adaptadas e reproduzidas no Rio Grande do Sul. Entre os eixos prioritários desse trabalho estão a alfabetização no tempo certo, o ensino médio em tempo integral com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula”, enfatiza o presidente do Parlamento gaúcho.

Além da apresentação do Marco Legal da Educação, a programação do encontro em Porto Alegre contará com dois painéis. Para debater “A jornada de transformação da educação pública no RS e no Brasil”, participam a professora Claudia Costin, a superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, Maria Slemenson, a CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, Mônica Timm de Carvalho, e a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira. 

Na sequência, o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin; o governador Eduardo Leite; o coordenador do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha; e o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, tratam sobre “Os desafios para a implementação do Marco Legal da Educação Gaúcha”. A mediação dos painéis será feita pelo jornalista Tulio Milman.

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  • - 9h | Abertura
  • - 9h30min | 1º Painel 
    - A jornada de transformação da educação pública no RS e no Brasil
    Mediação: Tulio Milman.
    Painelistas: Claudia Costin - Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Maria Slemenson -  Superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura. Mônica Timm de Carvalho - CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e integrante do Pacto Pela Educação RS. Raquel Teixeira  - Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, foi deputada federal e secretária de Educação de Goiás.
  • - 10h20min | Apresentação do Marco Legal da Educação Gaúcha, pelo presidente Vilmar Zanchin.
  • - 10h30min | 2º painel
    - Os desafios para a implementação do Marco Legal da Educação Gaúcha.
    Mediação: Tulio Milman
    Painelistas: Haroldo Rocha -  Ex-secretário de Educação do Espírito Santo e coordenador do Movimento Profissão Docente. Eduardo Leite - Governador do Estado. Rossieli Soares - Secretário de Educação do Pará, ex-ministro da Educação e ex-secretário de Educação dos estados de São Paulo e Amazonas. Vilmar Zanchin - Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
  • - 12h | Entrevista Coletiva de Encerramento

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais