Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Falece Irmão Santos Diez Arribas

por Ana Lúcia Jacomini

Ele atuou por anos como professor de Física tendo conquistado o carinho de muitos estudantes

Foto: Divulgação/Rede Safa

A semana começa triste em Marau, com a notícia do falecimento do Irmão Santos Diez Arribas – religioso da Congregação dos Irmãos da Sagrada Família que atuou por décadas como professor no Colégio Gabriel Taborin, mantido pela Rede Safa. Ele estava com 91 anos, muitos deles dedicados à educação, tendo conquistado o carinho de muitos estudantes devido a sua forma criativa de ensinar conteúdos da disciplina de Física, tanto que foi homenageado na Feira de Ciências do Colégio Gabriel Taborin de 2016.

Itrmão Santos nasceu na província de Soria, Espanha,em 1º de novembro de 1931. Aos 13 anos ingressou no juvenato - casa de formação à vida religiosa - do Instituto dos Irmãos da Sagrada Família. No ano de 1949, assume o compromisso de consagração a Deus, professando a vida religiosa de Irmão da Sagrada Família. Durante alguns anos desenvolveu as atividades inerentes à função, em sua terra natal e, aos 19 anos, foi destinado pelos seus superiores a desempenhar o seu apostolado em terras sul-americanas, tendo como primeiro campo de ação a cidade de Salto, no Uruguai.

Pelo espaço de diversos anos, atuaria em várias cidades desta nação, inclusive a capital, Montevidéu, revelando exímias qualidades para a docência infantil, como alfabetizador. De 1959 a 1964 esteve trabalhando em algumas cidades da Argentina, destacando-se Córdoba e Buenos Aires, ocasião em que realizou o seu curso superior, colando grau em Física e Matemática. A partir do ano de 1965, o Ir. Santos marcou efetiva presença no estado do Rio Grande do Sul, exercendo o que é uma das razões de sua existência: dar aula, de preferência que seja de Física. 

Atuou no magistério riograndense por mais de 40 anos, sendo que a sua atividade não se restringia à sala de aula. Idealizador de uma mala de instrumentalização cientifica, organizada com material de sucata - a sua "maleta mágica" operava maravilhas nos mais diferentes cursos ministrados. Faleceu na manhã desta segunda-feira, 17/07/2023 em Marau, terra que o acolheu em 1965 e que marcou o início da sua longa trajetória de professor no Brasil. A celebração de despedida está marcada para a tarde desta segunda-feira, 17/07, às 16h30, no Cemitério Municipal de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais