Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Conselho Tutelar de Marau realiza campanha de combate ao Bullying e Cyberbullying

por Taliane Radaelli

Mais de 1800 alunos da rede municipal participaram das atividades

Encerrou na última semana uma das etapas da Campanha contra o Bullying e Cyberbullying, realizada pelo Conselho Tutelar de Marau. A ação atingiu as turmas do 5º ao 9º ano das escolas da rede municipal, ao todo foram 1.858 alunos envolvidos. 

A iniciativa está ligada à Lei 14.811/2024, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência de Bullying e Cyberbullying. Um dos pontos destacados pelo grupo é justamente o entendimento dos termos e como eles se refletem no dia a dia escolar:      

BULLYING: Prática repetitiva e conhecida como intimidação ordenada com atos de violência física, psicológica, expressões preconceituosas, piadas inconvenientes, ameaças por quaisquer meios, apelidos pejorativos, humilhações, discriminações. 

CYBERBULLYING: É a versão eletrônica do Bullying praticada por meio de agressões utilizando a internet (redes sociais) para os atos de violência.

As responsabilidades da escola e dos pais 

Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais, baixa autoestima, evasão escolar e até mesmo o suicídio.

A escola ao reconhecer a existência desta prática deve intervir realizando os encaminhamentos adequados, entre eles, orientar os alunos na prática do respeito e do uso responsável dos recursos tecnológicos, traçar estratégias para enfrentamento destas situações e realizar sempre que possível parcerias com instituições ligadas com a Educação e Direito.

Cabe aos pais monitorar a utilização da internet usada pelos filhos os comportamentos dos mesmos, orientar o respeito às diferenças e ao uso responsável dos meios tecnológicos, informar sobre a responsabilização dos crimes praticados pessoal ou virtual e suas formas de comprovações e práticas, criar ambientes de confiança entre pais e filhos para que se compartilhe situações de desconforto causadas por bullying ou cyberbullying. Ainda, é importante procurar ajuda profissional sempre que se perceber alterações comportamentais dos filhos, como por exemplo, isolamento, tristezas, raiva, irritabilidade, alterações no apetite ou sono, baixo rendimento escolar ou evasão e demais sintomas.

O Conselho Tutelar de Marau atende na Rua Bento Gonçalves, no Edifício São Lucas, térreo. Os telefones para contato são (54) 3342-4390 e 9-9621-6748.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais