Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Enem 2021 tem o menor número de inscrições dos últimos 16 anos

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Professo dá dicas e orientações aos candidatos deste ano

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Marcado para os dias 21 e 28 de novembro o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, apresenta o menor número de inscrições desde a edição de 2005. De acordo com o professor do Colégio Franciscano Cristo Rei de Marau, Samir Casagrande, a baixa adesão da população se dá, em parte, pelas formas de ensino aplicadas nos dois últimos anos. Com a chegada da pandemia, as escolas precisam rapidamente se adaptar ao ensino online e suspender as aulas presenciais, o que trouxe um sentimento de insegurança para muitos alunos. 

Para quem decidiu realizar a prova em 2021, explica Samir, este pode ser um ponto positivo, uma vez que a concorrência será menor, porém, o momento é preocupante. De acordo com o professor, não é possível dizer, com certeza, as consequências dessa baixa adesão ao exame, mas ela pode representar uma lacuna de formações a longo prazo. Ele ainda destaca que não há como indicar culpados, uma vez que se trata de um processo social de pandemia e reestruturação, presente no mundo todo. 

Dicas e orientações 

Os candidatos que realizam o exame no mês de novembro devem estar atentos a alguns detalhes, que podem até mesmo impedir o aluno de realizar a prova. Como destaca Samir, é importante ler com atenção o edital e as orientações disponibilizadas pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Página do Participante. Lá estão dispostas informações importantes como local e horário da prova  e protocolos a serem seguidos. Levar água e algo para comer também é necessário, além de documento pessoal e caneta esferográfica preta em tudo transparente. 

Durante a prova, destaca Samir, e principalmente nos momentos de maior cansaço, é aconselhável que o candidato faça uma pausa, tome água ou vá ao banheiro para aliviar a mente e voltar com mais foco. O momento de descanso e relaxamento também deve ser feito nas últimas 24h antes da prova. Nas vésperas do exame, explica o professor, pode ser feita uma rápida revisão de conteúdos, porém, o ideal é evitar situações de muito esforço, estresse e frustrações. 

A entrevista na íntegra com Samir Casagrande está disponível no áudio da matéria.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais