Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Grupo gestor da Fabe vai trabalhar na perspectiva da inovação

por Ana Lúcia Jacomini

Instituição está reformulando seus processos de gestão e inserção na comunidade

Prestes a completar 21 anos, a Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, Fabe, sentiu a necessidade de modernizar seus processos de gestão e métodos de trabalho e os irmãos da Congregação da Sagrada família decidiram entregar o processo de gestão a um profissional leigo, na perspectiva de trazer uma visão mais moderna, mais gerencial de todo o processo e de uma visão nova. para tanto, foi aberto um processo seletivo para nomear o novo gestor da Fabe como diretor geral.

O Professor Dr. Edemilson Brandão, participou juntamente com outros candidatos de uma seleção através de edital, onde apresentou um modelo de plano estratégico que foi o definido como modelo qual seria o modelo adotado. “O que eles queriam realmente é que a pessoa que viesse gerenciar trouxesse consigo uma bagagem e experiência vinda de fora e que também pudesse acrescentar dentro da proposta não só na Fabe mas também na própria Rede Safa, e na comunidade, uma nova dinâmica, seja na gestão e nos processos pedagógicos”, pontua Brandão.

Em sua apresentação, o diretor elaborou uma proposta de planejamento estratégico institucional, justamente para que baseado neste processo os irmãos pudessem escolher aquele que melhor traduzia aquilo que eles gostariam de ter na gestão da Fabe. “Entendendo sempre o cunho religioso da instituição, proveniente da Congregação da Sagrada Família e que, portanto, o projeto não só teria de ser diferenciado da atual gestão, mas também tinha de fazer uma ligação com a congregação. Modernizar sim, porém dentro do espírito do próprio fundador da instituição, Gabriel Taborin”, esclarece Brandão.

A nova configuração, além do diretor geral, tem em seu quadro um coordenador administrativo e um coordenador acadêmico, com a intenção de, em breve, ter também um coordenador de pesquisa e pós-graduação, para compor a tríade das universidades, de ensino, pesquisa e extensão. “Como faculdade isolada, não precisaríamos ter todas estas estruturas, mas sempre temos de pensar que precisamos criar um grupo forte, consolidado, técnico, que vai gerar as condições necessárias para que a gente possa ter um posicionamento de mercado mais condizente com a imagem e com a figura da Fabe. Temos um objetivo enquanto grupo, de trabalhar na perspectiva da inovação educacional, até porque esta tríade só tem sentido se trouxer inovação para dentro do contexto da instituição e seus arredores, sua comunidade”, pondera.

De acordo com o diretor, o grupo gestor vai trabalhar na perspectiva da inovação dentro dos processos, tendo a comunidade com o protagonismo na proposição de ideias. “Outra vertente muito importante é a questão da sustentabilidade institucional, o gerenciamento e o controle institucional da gestão profissional e também o próprio carisma da instituição de origem religiosa e que além da formação profissional prevê e está comprometida com a formação humana e espiritual'', finaliza Brandão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais